PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: GIZELDA LYRA MONTEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GIZELDA LYRA MONTEIRO
DATA: 28/07/2021
LOCAL: online
TÍTULO: EXTENSÃO‌ ‌UNIVERSITÁRIA‌ ‌E‌ ‌SUSTENTABILIDADE‌ ‌SOCIAL‌ ‌NO‌ ‌INSTITUTO‌ ‌ FEDERAL‌ ‌DA‌ ‌PARAÍBA‌ ‌
PALAVRAS-CHAVES: Extensão Universitária; Sustentabilidade Social; Política de Extensão; IFPB.
RESUMO: A presente pesquisa pretendeu analisar o que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFPB/João Pessoa, através da Extensão Universitária, desenvolveu para fortalecer os aspectos relacionados à Sustentabilidade Social. Em relação ao objetivo geral, o trabalho buscou analisar se os projetos de extensão, desenvolvidos pelo IFPB/João Pessoa, trabalharam aspectos da Sustentabilidade social. Já os objetivos específicos foram: a) Realizar o levantamento dos projetos desenvolvidos pelo IFPB - campus João Pessoa, no período de 2015 a 2020; b) Analisar se os projetos trabalharam os aspectos presentes no conceito de sustentabilidade social segundo as discussões trazidas no trabalho; c) Propor ideias para o fortalecimento e ampliação de práticas extensionistas que estejam em consonância com a construção de uma sociedade socialmente sustentável. O corpus da pesquisa compreende os projetos de extensão desenvolvidos de 2015 a 2020, tomando como recorte de análise a linha e área temáticas e o objetivo geral de cada projeto. Em termos metodológicos, a pesquisa pode ser classificada como qualitativa, de caráter documental e bibliográfico, de natureza exploratória, modelo clássico e finalidade aplicada. Em relação aos achados da pesquisa, a partir da discussão teórica apresentada e da análise dos projetos, é possível pensar, junto à instituição e à sociedade, em desenvolver, cada vez mais, práticas extensionistas que potencializem o alcance e os efeitos positivos da construção de uma sociedade socialmente sustentável.
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
Externo à Instituição - ITALAN CARNEIRO BEZERRA