PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIANE NAYARA SILVA PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAIANE NAYARA SILVA PEREIRA
DATA: 30/07/2021
LOCAL: João Pessoa
TÍTULO: A GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS: UMA ABORDAGEM SOCIOTÉCNICA
PALAVRAS-CHAVES: Abordagem Sociotécnica. Sistemas de Informação. Processo Eletrônico.
RESUMO: O presente projeto de trabalho tem como objetivo analisar a percepção do usuário interno, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sobre a implantação do processo eletrônico, a partir de uma abordagem sociotécnica. A literatura denota que para fins de sucesso na implementação de um sistema de informação os fatores humanos e tecnológicos devem ser considerados, pois os aspectos sociocomportamentais também sofrem a influência ocasionada pela mudança tecnológica e isso representa ganhos estratégicos à organização. O referencial teórico abordará temáticas pertinentes à: Evolução da Gestão Pública; Sistema de Informação e Sistema Integrado de Gestão; Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos; Processo Eletrônico; Abordagem Sociotécnica e Qualidade de Software sendo contemplado por renomados autores como Trist (1981), Pressman (2011) e Bellini e Strauss (2008). A pesquisa se caracteriza como natureza qualitativa (quanto à abordagem), exploratória (quanto aos fins), bibliográfica e documental (quanto aos meios) sendo, ainda, quanto ao modelo de amostragem um estudo de caso. A investigação do estudo será feita junto aos agentes de gestão de pessoa (AGP’s) da UFPB tendo como ferramenta de coleta de dados a aplicação de questionários. Com isso, pretende-se identificar os principais benefícios e as dificuldades advindos com a implantação do processo eletrônico pertinentes às questões tecnológicas e sociais, bem como compreender o nível de satisfação dos usuários com a plataforma de processos eletrônicos e propor recomendações à instituição.
Presidente - 1674149 - MARIANO CASTRO NETO
Interno - 1668617 - PAULO CESAR GEGLIO