PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATO SANTOS LOURENCO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENATO SANTOS LOURENCO
DATA: 30/07/2021
LOCAL: João Pessoa
TÍTULO: ACESSIBILIDADE NOS PORTAIS INSTITUCIONAIS DA UFPB: UMA ANÁLISE DA PADRONIZAÇÃO DO USO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO PLONE
PALAVRAS-CHAVES: Acessibilidade Digital; Verificação Automática de Acessibilidade; Plone; e-Gov.
RESUMO: A presente pesquisa dedica-se a analisar a acessibilidade nos principais websites institucionais vinculados a setores da Universidade Federal da Paraíba que adotaram a padronização do Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Plone, estabelecido na Identidade Padrão do Governo Federal, em conformidade com as diretrizes de acessibilidade propostas pelo e-Gov por meio do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG). A temática objeto da análise revela-se necessária, inclusive, pela instituição da Lei n° 13.146 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) que reforça a importância e a obrigatoriedade da acessibilidade nos websites mantidos pelo governo, a fim de assegurar e promover a inclusão social e a cidadania da pessoa com deficiência. A pesquisa será fundamentada na verificação automática de acessibilidade por meio do Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios (ASES), que apresentará dados quantificáveis aos principais problemas de acessibilidade identificados nos sites analisados. Metodologicamente, parte-se de um estudo exploratório-descritivo com abordagem mista, quantitativa e qualitativa, pautado em procedimentos e técnicas de pesquisa documental. Desta feita, o resultado esperado é a constatação de problemas de acessibilidade, visto que embora ostentem ferramentas acessíveis, remanesce a premente necessidade de criação, treinamento e conscientização de melhores práticas de uso e publicação de informações por parte dos colaboradores envolvidos nessa rotina de trabalho.
Presidente - 1674149 - MARIANO CASTRO NETO
Interno - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS