PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: AMANDA VIEIRA CARVALHO

DISCENTE: AMANDA VIEIRA CARVALHO
DATA: 30/08/2021
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: AQUISIÇÃO DE LIVROS EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: GESTÃO DOS PROCESSOS DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Biblioteca Universitária. Aquisição de livros. Gestão de Processos. Modelagem de Processos.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo geral propor melhorias aos processos de trabalho da Divisão de Desenvolvimento das Coleções (DDC) relacionados com a aquisição dos livros que irão compor o acervo das Bibliotecas da UFPB, por meio da modelagem e análise de processos de negócios (BPM). Busca-se assim identificar e analisar as demandas e desafios que se relacionam com o processo de compras de livros realizado pela Biblioteca Central da UFPB, através do detalhamento de seus fluxos, atividades, normativos e as partes envolvidas, visando otimizar o processo de aquisição de livros da BC/UFPB, favorecendo a melhoria da atualização do acervo. Tratando-se a Biblioteca Universitária de uma estrutura que serve de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, a qualidade do seu acervo repercute no desempenho da Instituição de ensino como um todo, na formação acadêmica de toda comunidade, além de promover a cidadania através do acesso igualitário à informação e ao conhecimento. Ademais, a relevância da temática também ganha destaque no contexto do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), diante da exigência de adequação do acervo de livros da biblioteca com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) dos cursos de graduação. A pesquisa classifica-se como descritiva, de natureza aplicada, com abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos técnicos, esse trabalho consiste num estudo de caso, que utilizará como técnicas de coleta de dados a observação direta do processo, pesquisa documental e entrevista com a equipe de trabalho lotada na BC que centraliza o processo de compras de livros de toda a Universidade. Para o mapeamento dos fluxos de trabalho foi utilizada a notação BPMN, através do software Bizagi Modeler. E para a análise e validação fez-se uso de duas ferramentas de qualidade: o questionário ISO/TR 26122 e a Análise de Causa-raiz através do método do Diagrama da Árvore, que possibilitaram a validação dos processos mapeados e a identificação de seus pontos críticos. Ao final, foi possível modelar um processo padrão para a compra de livros da UFPB, visando à padronização de tarefas, ao desenvolvimento de diretrizes claras e ao aperfeiçoamento da prática existente, contribuindo, assim, para a melhoria da atualização do acervo das Bibliotecas que compõem o Sistema de Bibliotecas da UFPB, através do aprimoramento das atividades desenvolvidas pelos setores responsáveis pela aquisição de livros dessa Instituição.
Presidente - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS