PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREA ARAUJO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREA ARAUJO DOS SANTOS
DATA: 31/08/2021
LOCAL: online
TÍTULO: Políticas Públicas de Pós-Graduação: estudo sobre egressos do mestrado em Música
PALAVRAS-CHAVES: Egressos. Políticas Públicas. Avaliação da Pós-Graduação. Programa de Pós-Graduação em Música. Educação Musical.
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo geral investigar os reflexos sobre a atuação profissional de egressos do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Música, área de concentração: Educação Musical da Universidade Federal (PPGM) formados entre 2016 a 2020. Para chegarmos ao objetivo definido, foram elaborados os seguintes objetivos específicos: mapear e caracterizar a atuação dos egressos durante e após o curso; verificar quais influências em relação a carreira, salário e autopercepção de competência em relação à formação; reconhecer e analisar qual o impacto da formação nesses egressos. A pesquisa tratará de uma abordagem qualitativa, realizando-se com levantamento bibliográfico, documental e de campo, com caráter analítico. A pesquisa no Coleta da Plataforma Sucupira no site da CAPES para a busca dos dados sobre avaliação do curso, no Currículo Lattes, bem como na Coordenação do PPGM/UFPB serão vitais para obter informações para a amostra das cinco turmas egressas do programa e entrar em contato com os sujeitos da pesquisa. Com envio de questionário para todos os egressos do período definido para a pesquisa e entrevista estruturada com um representante de cada ano. Por fim, os dados serão analisados para saber qual o impacto da formação na atuação profissional, em termos de atuação na área de estudo, desses egressos. A discussão sobre egressos de pós-graduação, situa-se no âmbito da avaliação, organizada pela capes, a qual indica os autores como Dias Sobrinho (2003), Balbachevsky (2005), Silva e Brandão (2003), Hostings (2014), que discutem a respeito de conceitos de avaliação, história da Pós-Graduação no Brasil e seu processo avaliativo. A relevância do estudo de mostra em relação ao atual modelo de avaliação, que adota a avaliação de egressos como um indicador de avaliação qualitativo para assim buscar medir o impacto da formação oferecida pelos cursos de Pós-Graduação. De acordo com o Seminário de Meio Termo apresentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 2019, nas fichas de avaliação exige como um dos critérios, o vínculo dos egressos de Pós-Graduação até os últimos cinco anos. Sendo assim, nossa pretensão é: localizar esses egressos e verificar se estão atuando na área, se o curso contribui para a atuação profissional, se houve valorização na remuneração devido à formação, e por fim, se o curso além de ter contribuído para a formação, também tenha impactado a sociedade em que ele está inserido. Como resultados esperados, propomos auxiliar na atualização de cadastro de egressos no PPGM e um envolvimento deles maior com o Programa.
Interno - 1668617 - PAULO CESAR GEGLIO
Externo ao Programa - 1448872 - LUIS RICARDO SILVA QUEIROZ