PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS EDUARDO VALDIVINO DE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS EDUARDO VALDIVINO DE CARVALHO
DATA: 27/08/2021
LOCAL: sala virtual: zoom.us
TÍTULO: Financiamento da Educação Superior: Impacto das políticas de austeridade fiscal no orçamento do Centro de Ciências Agrárias da UFPB: uma análise entre 2012 e 2018
PALAVRAS-CHAVES: Ensino superior; Financiamento; CCA-UFPB
RESUMO: As políticas de austeridade fiscal vêm afetando drasticamente as instituições de ensino superior públicas, sobretudo, as universidades federais. Contingenciamento de recursos, limitação de investimentos, suspensão de bolsas, são consequências da política econômica em curso. É nesse cenário que se insere a formulação dessa pesquisa, que utilizará dados orçamentários obtidos junto à UFPB e ao governo federal, para analisar o Impacto das Políticas de Austeridade Fiscal no Orçamento do Centro de Ciências Agrárias da UFPB entre 2012 e 2018. Busca-se contextualizar, historicamente, a política de financiamento da educação superior, assim como apresentar os principais conceitos de orçamento público, sua composição no Centro de Ciências Agrárias, como se dá sua aplicação no Campus e qual a variação histórica dos recursos financeiros recebidos no período de 2012 a 2018. A hipótese básica estabelecida para este projeto é a de que, com o advento das políticas de austeridade fiscal, as instituições de educação superior públicas passaram a ter seu processo de precarização aprofundado, seguindo à risca o projeto neoliberal de desmonte e privatização dos serviços públicos, em detrimento da eliminação daquilo que se denomina de Estado de Bem estar Social.
Interno - 330303 - IVAN TARGINO MOREIRA
Interno - 1071458 - PAULO FERNANDO DE MOURA BEZERRA CAVALCANTI FILHO