PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELA ESPINOLA FERNANDES MOTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELA ESPINOLA FERNANDES MOTA
DATA: 25/08/2021
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: O PAPEL DA COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL NO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA CAMPUS JOÃO PESSOA
PALAVRAS-CHAVES: Divulgação Científica; Comunicação Institucional; Institutos Federais; Instituições de Ensino Superior.
RESUMO: A enquete Percepção Pública da C&T no Brasil, realizada em 2019, apontou que os brasileiros são bastante otimistas com relação a Ciência e Tecnologia. 73% dos entrevistados acreditavam que C&T só trazem benefícios ou trazem mais benefícios que malefícios. Apesar do interesse, 90% dos entrevistados não lembraram o nome de algum cientista brasileiro e 88% não lembraram o nome de qualquer instituição de pesquisa do país. No Brasil, as Instituições de Ensino Superior (IES), além da formação profissional, humanística e cidadã também são espaços responsáveis pelo desenvolvimento de conhecimentos e avanços científicos e tecnológicos. Infelizmente, a divulgação científica das pesquisas empreendidas por estas instituições para a população em geral, ainda, não é tão significativa. A lei 11. 892/2008, que criou os Institutos Federais (IF) os define como instituições de educação superior, básica e profissional, que têm como uma de suas finalidades, o estímulo à pesquisa aplicada e ao desenvolvimento científico e tecnológico. Mesmo sendo instituições centenárias com larga experiência na formação profissional, técnica e tecnológica, com ênfase em pesquisa e inovação, os IF ainda não são reconhecidos como referências nessas áreas. Pesquisadores da área de divulgação científica, como Bueno (1985; 2010), destacam o papel social da ciência e o princípio do acesso às informações de ciência e tecnologia como essenciais para o exercício da cidadania. Assim, a divulgação de informações científicas e tecnológicas se constitui em uma necessidade social de compartilhar o saber. Como instituição pública, o Instituto Federal da Paraíba tem um papel social a cumprir e mostrar como esse papel é realizado para a sociedade, faz parte das atividades das Assessorias de Comunicação. O objetivo principal dessa pesquisa é verificar o papel da Comunicação Institucional como instrumento de divulgação científica voltada para a sociedade, no IFPB Campus João Pessoa. Com relação a seus objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem de natureza qualitativa, cujos procedimentos técnicos adotados serão: análise bibliográfica, documental e questionários. Para a coleta de dados, será feita a aplicação de um questionário online no Google Forms, com questões abertas e fechadas, junto aos 104 pesquisadores do IFPB Campus João Pessoa e o tratamento dos resultados será realizado com base no método de análise de conteúdo. A partir da revisão de literatura e das análises dos dados, será elaborado um Manual de Divulgação Científica para Pesquisadores do IFPB Campus João Pessoa para tentar contribuir com o estabelecimento de uma cultura de divulgação científica da instituição.
Presidente - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES