PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: LADY DAYANA DA SILVA SANTOS

DISCENTE: LADY DAYANA DA SILVA SANTOS
DATA: 31/08/2021
LOCAL: Plataforma Meet Google
TÍTULO: Cuidados Paliativos em uma Unidade de Terapia Intensiva: percepção de enfermeiros e técnicos de enfermagem
PALAVRAS-CHAVES: Cuidados Paliativos. Unidade de Terapia Intensiva. Formação Profissional
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa objetivou analisar a percepção dos enfermeiros e técnicos de enfermagem sobre à prática de cuidados paliativos desenvolvida na Unidade de Terapia intensiva adulto do Hospital Universitário Lauro Wanderley- HULW. Quanto ao percurso metodológico, a pesquisa classifica-se como descritiva, com abordagem qualitativa, configurando-se como um estudo de caso. A análise dos dados foi realizada por base dos fundamentos da Análise de Conteúdo desenvolvida por Laurence Bardin. Os sujeitos da pesquisa foram dez entrevistados entre enfermeiros e técnicos da UTI geral adulto do HULW. No que se refere à coleta de dados, foi realizada por meio de aplicação de questionário e entrevistas. Mediante os resultados, os discursos individuais dos participantes desse estudo revelaram possuírem entendimento com relação a definição de cuidados paliativos, mas alguns enveredaram para a definição da terminalidade. Em outro momento percebe-se a dificuldade dos entrevistados com relação a prática a assistência paliativa na UTI. Em alguns discursos pontuam a ineficácia da comunicação da equipe da UTI, seja entre a própria equipe multiprofissional, seja da equipe com os familiares, indicando uma importante habilidade a ser aprimorada neste contexto assistencial. No que tange a falta de formação em cuidados paliativos, os entrevistados relataram ser um problema, já que para realizar um cuidado de qualidade e responder a situações complexas como as necessidades do paciente em fim de vida e sua família, seria essencial que os profissionais estivessem capacitados para isso. Perante os elementos fornecidos pelas entrevistas dos profissionais da enfermagem da UTI geral adulto do HULW trouxermos como produto final baseado nos princípios dos CP: um podcast e um quadro display beira leito possibilitando os profissionais estarem em contato com a teoria dos CP como também propagar para a sociedade um pouco do que seja essa modalidade assistencial.
Presidente - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
Interno - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES