PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LAUDICEIA TEIXEIRA LINS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAUDICEIA TEIXEIRA LINS
DATA: 30/08/2021
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: EVASÃO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE NO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Evasão, Permanência, Enfermagem, Gestão do Ensino Superior
RESUMO: O interesse em pesquisar a evasão e a permanência de alunos do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba nasce da relevância de estudar e compreender melhor este fenômeno e suas consequências no âmbito institucional. O estudo tem como objetivo identificar as causas do problema da evasão, assim como as razões para a permanência. A presente investigação se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, a partir da obtenção de dados descritivos. Para compor a investigação fazem parte do universo a ser pesquisado, os docentes e os discentes do referido curso. Utilizamos a Revisão Sistemática de Literatura para embasarmos o nosso estudo. O procedimento de coleta de dados utilizados são a observação participante, questionários e as entrevistas estruturadas como também uma análise documental. Para a análise dos dados, utilizaremos da Análise de Conteúdo, considerada de suma importância para a validação interpretativa da pesquisa. Ao final desta pesquisa, esperamos compreender melhor o fenômeno da evasão e permanência apontar possíveis práticas de gestão para minimizar este problema.
Presidente - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO