PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LAYSE INGRID BATISTA BELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAYSE INGRID BATISTA BELO
DATA: 30/08/2021
LOCAL: online
TÍTULO: GESTÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITARIA: ANALISE DA GOVERNANÇA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Governança Universitária; Extensão Universitária; Interesses mercadológicos; Gestão da Educação Superior.
RESUMO: O setor público brasileiro apresentou a partir da década de 90, diversas transformações que fizeram mudar a forma de relações entre o Estado, mercado e sociedade. Uma dessas mudanças foi a chegada da Governança no ambiente da educação superior que permitiu que a gestão das universidades se aproximasse das práticas de gestão da inciativa privada, trazidas pelas influências da globalização e do neoliberalismo. Tendo como cenário as políticas propostas a partir do Consenso de Washington, da nova estruturação e regulação do Estado, das reformas estruturais do Brasil, como a Reforma Administrativa no Governo FHC e o Novo Plano para o Ensino Superior, que permitiram que as políticas formuladas por organismos multilaterais como o BM/BIRD e a OCDE, adentrassem de vez na Educação Superior, inclusive no Brasil. As políticas desenvolvidas sob a égide do neoliberalismo detêm essencialmente caráter sugestivo aos interesses mercadológicos. A categoria teórica da governança apresenta nesta pesquisa conceitos utilizados por organismos multilaterais e por autores que utilizaram argumentos favoráveis ao capitalismo como Matias-Pereira (2010), Brito (2017), Bresser-Pereira (2007), TCU (2014) e Brasil (2016) e argumentos materialistas-histórico dialético como Deitos (2005), Amâncio (2016), Reis (2015) e Minto (2005) que utilizam a contradição para problematizar a realidade apresentada nas universidades sob os aspectos que levaram a governança se instalar na educação superior. Para isto, foi necessário apresentar o a extensão universitária e seus aspectos na contemporaneidade, as contradições sobre a história da educação superior no Brasil e a temática da gestão e governança na educação superior. Então, a pesquisa problematiza o seguinte: Como os princípios de governança fundamentam as políticas de gestão da extensão universitária na UEPB? Como objetivo geral a pesquisa pretende analisar os princípios de governança e os interesses mercadológicos na gestão da Extensão Universitária da Universidade Estadual da Paraíba. Para atingir os objetivos delineados na pesquisa, bem como responder ao problema central da pesquisa, o projeto de pesquisa será desenvolvido por meio de natureza aplicada, quanto aos objetivos a pesquisa será do tipo descritiva e exploratória, quanto a abordagem do problema será qualitativa, quanto ao levantamento de dados será bibliográfica e de análise documental e quanto aos procedimentos será uma pesquisa realizada através de estudo de caso do tipo histórico-organizacional com suporte teórico e histórico. A realização desta pesquisa se justifica pelo interesse em compreender sobre os motivos que levaram as universidades enquanto instituição de natureza pública, a utilizar as práticas de governança na gestão, nos moldes do setor privado que obedece aos interesses de mercado e que por sua vez visa obter lucro, promovendo o surgimento de uma nova universidade tendenciosa aos aspectos mercadológicos, como é o caso da universidade empreendedora, para a partir desta compreensão analisar os princípios de governança na extensão universitária na UEPB.
Interno - 1071458 - PAULO FERNANDO DE MOURA BEZERRA CAVALCANTI FILHO
Externo à Instituição - JOSE LUCIANO ALBINO BARBOSA