PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: ODILON DO EGITO ANDRADE FILHO

DISCENTE: ODILON DO EGITO ANDRADE FILHO
DATA: 31/08/2021
LOCAL: Plataforma Meet Google
TÍTULO: VIOLENCIA URBANA: uma análise do fenômeno na Universidade Federal da Paraíba (Campus I)
PALAVRAS-CHAVES: Violência Urbana; Violência nas Universidades; Políticas Públicas.
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa tem por objetivo analisar como se expressa o fenômeno da violência urbana dentro do Campus I da Universidade Federal da Paraíba. O referencial teórico está fundamentado em discussões sobre violência com os autores Hanna Arendt, Daniel Cerqueira, Dahlberg & Krug e outros. Para isso, recorreremos a importantes obras dos autores mencionados, tais como, A Condição Humana, Eichmann em Jerusalém, além de estudos de pesquisadores do IBGE, IPEA, bem como relatórios da ONU e outros artigos relacionados ao objeto de estudo. A pesquisa trata-se de um estudo de caso com abordagem quantitativa e qualitativa, com características descritivas e exploratórias, de finalidade aplicada. A metodologia utilizada foi através da análise documental, onde foram coletados os dados a partir das ocorrências registradas na Superintendência de Segurança Institucional (SSI) que se relacionavam com a violência contra a pessoa, o patrimônio e os animais. A análise dos dados seguiu orientações extraídas da análise de conteúdo. Dentre os resultados, destacou-se que os maiores índices de tipo de violência dentro do Campus I na Universidade Federal da Paraíba, no período estudado (2015 -2019) foram: furtos de objetos de terceiros, furto de objetos dentro de veículos, furtos e danos ao patrimônio público, maus-tratos de animais, roubo, agressões físicas, entre outros. Eles aconteceram mais no turno diurno, principalmente em frente ao Centro de Vivência, estacionamento da Caixa Econômica Federal, Centro de Ciências da Saúde, Residência Universitária e em outras localizações em diferentes pontos do Campus I. Foi possível também observar certa diminuição nos dois últimos anos do período delimitado. Sendo assim, a pesquisa oferece à Superintendência de Segurança Institucional informações relevantes que poderão subsidiar futuras ações operacionais na tomada de decisões da gestão no combate ao fenômeno dentro da instituição.
Presidente - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
Interno - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS