PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE DE MIRANDA FREIRE JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE DE MIRANDA FREIRE JUNIOR
DATA: 30/08/2021
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES FORMATIVAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA: UM ESTUDO SOBRE A COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO CONTINUADA DOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DO CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS
PALAVRAS-CHAVES: Política de Formação de técnicos-administrativos. Gestão Universitária. Avaliação. Formação e capacitação continuada.
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo analisar a política de formação dos técnico-administrativos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a gestão dos processos de formação e capacitação continuada voltados para os servidores do Centro de Ciências Médicas (CCM) à luz da legislação vigente. O referencial teórico trata de temas relacionados às constantes revoluções tecnológicas e sociais que exigem cada vez mais dos profissionais em termos de atualização e formação continuada, bem como o contexto das reformas administrativas e os princípios da gestão pública, que demandam dos servidores públicos eficiência e o desenvolvimento contínuo. O estudo discute a legislação que estrutura o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino, e trata a temática a partir de autores com perspectivas diversas, colocando a formação como um campo de disputa (Schultz, 1971; Machado, 1993; Frigotto, 1993; Drucker, 1998). A pesquisa, de natureza descritiva, exploratória e qualitativa, será desenvolvida da por meio de um estudo bibliográfico e documental, com a realização de entrevistas e aplicação de questionário com servidores do CCM participantes desses processos formativos, sendo os dados gerados tratados a partir da análise de conteúdo. Com os resultados, pretendemos propor sugestões de melhorias nas politicas de educação de formação e capacitação continuada da instituição.
Presidente - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS