PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE FALCOCHIO COURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE FALCOCHIO COURA
DATA: 20/08/2021
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: GESTÃO ACADÊMICA DO ENSINO SUPERIOR: ROTINAS DE PROCEDIMENTOS PARA AS SECRETARIAS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS IV DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Superior. Gestão do Ensino Superior. Gestão Acadêmica. Manual – procedimentos. Universidade Pública.
RESUMO: As universidades públicas são organizações complexas que enfrentam desafios de gestão como as demais instituições. A Gestão do Ensino Superior, bem como, a Gestão Acadêmica, demandam aplicações e conhecimentos de Administração para que se mantenham e prestem um serviço eficiente à sociedade. Como servidora pública da Universidade Federal da Paraíba na função de secretária de coordenações de cursos, observando fragilidades da gestão desses setores, surgiu-se a faculdade de propor um manual de procedimentos que são executados pelas coordenações de cursos de graduação do Centro de Ciências Aplicadas e Educação – CCAE. Nesse sentido, definimos como objetivo dessa pesquisa propor um manual de procedimentos institucionais realizados pelos técnicos-administrativos que trabalham nas secretarias de coordenações de cursos do campus IV da UFPB. A estrutura do trabalho foi definida tendo a Gestão do Ensino Superior e a Gestão Acadêmica dos Cursos de Graduação como ponto de partida e a partir delas explanar brevemente sobre a Gestão da Informação e do Conhecimento, Manuais Administrativos e sua aplicação na Gestão Acadêmica e Normas da Universidade Federal da Paraíba para os cursos de graduação A pesquisa será uma pesquisa-ação baseada na abordagem qualitativa, de natureza aplicada, exploratória, bibliográfica e documental. Se valerá também da observação participante para a coleta de dados e da análise de conteúdo na análise de dados. Dessa forma esperamos identificar quais procedimentos institucionais os técnicos-administrativos das secretarias de coordenações de curso do campus IV, da UFPB necessitam para um atendimento eficaz. Em seguida sistematizaremos, compilaremos e disporemos as informações encontradas em um manual objetivo de procedimentos para os técnicos-administrativos que trabalham nas secretarias de coordenações de cursos do campus IV da UFPB, objetivando contribuir com a gestão desses setores.
Presidente - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA