PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: ANA CRISTINA CRISPIM MAURICIO

DISCENTE: ANA CRISTINA CRISPIM MAURICIO
DATA: 30/08/2021
LOCAL: João Pessoa - Campus I
TÍTULO: O PAPEL DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA TRAJETÓRIA UNIVERSITÁRIA DOS ESTUDANTES DO CCAE - CAMPUS IV DA UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Expansão e Interiorização do Ensino Superior. Assistência Estudantil. Trajetória Estudantil. Campus IV - UFPB.
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente trabalho busca compreender o papel da assistência estudantil na trajetória universitária dos estudantes do CCAE, Campus IV da UFPB. Para isso, definimos como objetivo geral caracterizar como a assistência estudantil tem atuado na trajetória dos estudantes do Campus IV, e estabelecemos como objetivos específicos descrever o processo de expansão da educação superior responsável pela criação do Campus IV da UFPB; traçar o perfil dos estudantes contemplados com a Assistência Estudantil no CCAE; e apresentar relatório com propostas de melhorias ao PNAES no CCAE. Para o alcance desses objetivos foi realizada entre os meses de março e maio uma pesquisa, com 30 estudantes do CCAE – Unidade Rio Tinto, beneficiados com auxílios estudantis do campus, no período letivo 2019.2. A estes, foi enviado um formulário eletrônico em que procuramos obter os dados referente ao perfil socioeconômico e acadêmico, categorizar o estudante dentro do PNAES, e entender como as ações da assistência estudantil se relacionam com o itinerário acadêmico do estudante do Campus IV. A análise dos dados da pesquisa foi realizada através do método de Análise de Conteúdo, o que nos permitiu discutir por meio da inferência os resultados obtidos. Através dos resultados da pesquisa foi possível observar algumas características comuns aos beneficiários com a assistência estudantil no Campus IV, são jovens, em sua maioria, que advém de famílias em condição de vulnerabilidade social, estudantes que para permanecerem na universidade precisam principalmente de moradia e alimentação. No Campus IV, assim como nas demais IFES do Brasil, a Assistência Estudantil não apresenta a cobertura ideal para promoção da permanência, contudo, no CCAE, apesar das limitações do programa, essa política pública de educação tem mostrado ser de extrema importância na trajetória dos estudantes desse campus.
Presidente - 1674149 - MARIANO CASTRO NETO
Interno - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO