PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: GENILSON LIMA E SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GENILSON LIMA E SILVA
DATA: 31/08/2021
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: MANUAL OPERACIONAL DO ALMOXARIFADO CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Gestão Pública. Almoxarifado. Manuais de Procedimento Operacional Padrão.
RESUMO: A Gestão Pública tem como uma das principais finalidades permitir que os objetivos do governo possam ser alcançados por meio do fornecimento de serviços aos cidadãos. Nesse contexto, uma das funções essenciais e diretamente ligada ao desenvolvimento do país é a educação. Por isso, as Instituições Federais de Ensino Superior ocupam importante espaço por contribuírem com a profissionalização e difusão do conhecimento à coletividade. Nos últimos anos, com a expansão da oferta de vagas nestas instituições, houve também elevação de custos, num cenário econômico de limitações financeiras. Desse modo, o controle adequado de estoque dos materiais através da gestão dos almoxarifados torna-se indispensável para reduzir os impactos orçamentários, promover melhorias das práticas de gestão e contribuir com a eficiência institucional. Propomos como objetivo, identificar as etapas do processo de trabalho realizadas no almoxarifado central da Universidade Federal da Paraíba para a elaboração de um manual de procedimentos operacionais padrão do setor. O estudo consistirá numa pesquisa-ação, unindo a pesquisa à ação prática. O ambiente da pesquisa será o Almoxarifado Central, localizado no Campus I da UFPB. Os procedimentos envolvidos na pesquisa percorrerão 3 etapas. A primeira consistirá na elaboração do diagnóstico da situação com base em registros das reuniões da equipe estratégica, tática e operacional; e levantamento bibliográfico em livros, artigos, manuais, dissertações e teses acerca do assunto. A apreciação ocorrerá através de análise qualitativa dos materiais disponíveis, com base na Análise de Conteúdo de Bardin. A segunda fase acarretará na Proposta de intervenção e implantação do Manual de Procedimentos Operacionais Padrão do Almoxarifado Central da UFPB, produto desta dissertação. Por fim, será realizada a avaliação in loco com a equipe. Espera-se discutir a necessidade de melhor observar processos de trabalho realizados no setor do Almoxarifado Central da UFPB, contribuindo para que os servidores atuem de maneira otimizada. Pretende-se, ainda, que a implantação do Manual Operacional Padrão melhore os nós-críticos e estimule os profissionais a adotarem práticas padronizadas, colaborando para a eficiência da instituição e redução de custos de materiais.
Presidente - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS