PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: IVANDRO JOSE CANDIDO DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IVANDRO JOSE CANDIDO DOS SANTOS
DATA: 31/08/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: MULHERES NA GESTÃO PÚBLICA: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – CAMPUS II
PALAVRAS-CHAVES: Gênero, Mulheres na Gestão Universitária, Educação Superior, Equidade de Gênero.
PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO: A atuação da mulher, em todas as esferas da sociedade, se acentuou nas últimas décadas, com importantes conquistas resultantes de uma intensa agenda de lutas. Entretanto, estudos sobre as relações de gênero comprovam que a presença feminina não obteve o crescimento esperado quando se trata de cargos de gestão. A presente pesquisa investigou a participação e representatividade das mulheres nos cargos de gestão instituídos pelo Centro de Ciências Agrárias (CCA), Campus II, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), instituição fundada em 1936 e que, até o ano de 1976, oferecia apenas o curso de Agronomia, considerado como curso masculinizado. Neste período, o patriarcado e o androcentrismo eram ainda mais evidentes na cultura e história. Foi realizado um estudo de caso baseado nas relações de gênero. Buscou-se compreender os elementos que provocam a desigualdade de gênero nos cargos de gestão do CCA/UFPB, construindo-se um mapeamento da participação feminina na referida instituição, no período de 2010 a 2020. Foi laborado um diagnóstico dos cargos de gestão, apresentando-se o comparativo entre a proporção de mulheres e homens atuando no CCA, bem como os meios que traduzem a participação feminina e as condições de acesso aos cargos de gestão. Este estudo se justificou pelo baixo número de mulheres em cargos de alta hierarquia em todo o mundo, pela importância de se abordar o tema para que mais pessoas dele tomem conhecimento e, também, pela escassez de estudos referentes à gestão feminina no contexto educacional, mais especificamente, em uma Instituição Pública de Ensino Superior no Estado da Paraíba. Este trabalho resulta na apresentação de demandas e ações sugeridas pelas participantes à Direção do CCA e na elaboração da “Cartilha da Equidade de Gênero”.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BRUNNA CARVALHO ALMEIDA GRANJA
Externo à Instituição - JEANE FELIX DA SILVA
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
Presidente - 1779446 - MARIANA LINS DE OLIVEIRA