PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: EMMANOEL FERREIRA CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMMANOEL FERREIRA CARVALHO
DATA: 27/08/2021
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: A ATENÇÃO À SAÚDE NA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO NORDESTE
PALAVRAS-CHAVES: Política de Assistência Estudantil. Atenção à saúde. Universidades Federais do Nordeste. Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.
RESUMO: A finalidade da assistência estudantil, como instrumento de materialização do direito social à assistência social e educação, é prover os recursos necessários para superação dos obstáculos ao longo do curso, oportunizando que os estudantes se desenvolvam ao longo da graduação e, diminuindo o percentual do abandono e dos trancamentos de matrícula. O Programa Nacional de Assistência Estudantil foi instituído pelo Decreto nº 7.234/2010 e, entre seus objetivos, consta minimizar os efeitos das desigualdades sociais e contribuir para a promoção da inclusão social pela educação. Compreendem-se como ações na Assistência Estudantil iniciativas desenvolvidas em várias áreas. A presente pesquisa se debruça sobre as iniciativas na atenção à saúde. Para tanto, será realizado um levantamento acerca das ações nessa área nas Universidades Federais do Nordeste nos anos de 2019, 2018 e 2017 e analisá-las à luz dos dados referentes às questões de saúde presentes na V Pesquisa de Perfil Socioeconômico e Cultural dos (as) Graduandos (as) das Instituições Federais de Ensino Superior do ano de 2018 desenvolvidas pelo Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis. Ao final, visa-se investigar e propor ações de promoção e prevenção na atenção à saúde dos estudantes com oferta de práticas integrativas e complementares numa perspectiva integral de abordagem para saúde.
Externo à Instituição - DARLINDO FERREIRA DE LIMA
Interno - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO