PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LEONARDO BRUNO RAMOS DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEONARDO BRUNO RAMOS DOS SANTOS
DATA: 31/08/2021
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO: GESTÃO ORÇAMENTÁRIA PARTICIPATIVA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM DIAGNÓSTICO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Gestão. Financiamento. Participação. Orçamento Participativo. UFPB
RESUMO: Desde a Constituição Federal de 1988 instituições públicas de ensino superior gozam dos princípios da autonomia e da gestão democrática, e nessa perspectiva, práticas participativas na gestão dos recursos públicos são fundamentais para a eficiência da gestão e boa governança delas. Nesse sentido, o orçamento participativo tem se consolidado como um meio à otimização dos recursos financeiros destinados a elas, visando o estabelecimento do processo dialógico e de construção coletiva, além de instrumentalizar o controle social no âmbito dessas instituições. Com essas considerações, apresentamos nosso trabalho que visa analisar os mecanismos de operacionalização do modelo de gestão orçamentária participativa na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Nosso interesse, consubstanciado como problema de investigação, é saber se e como ocorre o processo de participação da comunidade acadêmica na gestão orçamentária da UFPB. A perspectiva é evidenciar o processo orçamentário e de financiamento da UFPB, saber se há e quais são as dificuldades e avanços, obstáculos e fragilidades para a execução do modelo participativo, bem como os potenciais na sua realização, apresentando, ao final da pesquisa, um diagnóstico que possa fomentar o aprimoramento de um modelo de gestão democrático, participativo e descentralizado na UFPB. Em termos metodológicos, essa pesquisa caracteriza-se como de natureza qualitativa, com o objetivo de descrever as características da gestão orçamentária participativa aplicada na UFPB, por meio de análises concentradas nos documentos da instituição que possam revelar esse processo, com uma técnica de análise baseada no conteúdo, em que serão definidas as categorias e dimensões a serem analisadas a partir do referencial teórico e dos dados primários e secundários, para realizarmos o tratamento dos resultados com o objetivo de atingir a resolução do problema de pesquisa.
Presidente - 1668617 - PAULO CESAR GEGLIO
Interno - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS