PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: AMANDA VIEIRA CARVALHO

DISCENTE: AMANDA VIEIRA CARVALHO
DATA: 30/08/2021
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: AQUISIÇÃO DE LIVROS EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: GESTÃO DOS PROCESSOS DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Biblioteca Universitária. Aquisição de livros. Gestão de Processos.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo geral propor melhorias ao processo de trabalho de aquisição de livros da UFPB, com foco nas atividades desenvolvidas pela Divisão de Desenvolvimento das Coleções (DDC) da Biblioteca Central, por meio das técnicas de modelagem e análise de processos de negócios (BPM). Buscou-se assim identificar e analisar as demandas e desafios que se relacionam com o processo de compras de livros realizado pela Biblioteca Central da UFPB, através do detalhamento de seus fluxos, atividades, normativos e as partes envolvidas, visando otimizar o processo de aquisição de livros da Biblioteca Central, favorecendo de maneira geral a melhoria da atualização do acervo. Tratando-se a Biblioteca Universitária de uma estrutura que serve de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, a qualidade do seu acervo repercute no desempenho da Instituição de ensino como um todo, na formação acadêmica de toda comunidade, além de promover a cidadania através do acesso igualitário à informação e ao conhecimento. Ademais, a relevância da temática também ganha destaque no contexto do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), diante da exigência de adequação do acervo de livros da biblioteca com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) dos cursos de graduação, exigindo celeridade e padronização do processo de aquisição. A pesquisa classifica-se como descritiva, de natureza aplicada, com abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos técnicos, esse trabalho consiste num estudo de caso, que utilizou como técnicas de coleta de dados a observação direta do processo, pesquisa documental e entrevista com a equipe de trabalho lotada na BC que centraliza o processo de compras de livros de toda a Universidade. Para o mapeamento dos fluxos de trabalho foi utilizada a notação BPMN, através do software Bizagi Modeler. E para a análise e validação fez-se uso de duas ferramentas de qualidade: o questionário ISO/TR 26122 e a Análise de Causa-raiz através do Diagrama de Espinha de Peixe, que possibilitaram a validação do processo mapeado, a identificação de seus pontos críticos e a proposição de melhorias. Ao final, foi possível modelar um processo padrão para a compra de livros da UFPB, visando à celeridade e padronização de tarefas, ao desenvolvimento de diretrizes claras e ao aperfeiçoamento da prática existente, contribuindo, de forma geral, para a melhoria da atualização do acervo das Bibliotecas que compõem o Sistema de Bibliotecas da UFPB, através do aprimoramento das atividades desenvolvidas pelos setores responsáveis pela aquisição de livros dessa Instituição.
Presidente - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS