PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: THATIANE CRISTINA PONCIANO DOS SANTOS

DISCENTE: THATIANE CRISTINA PONCIANO DOS SANTOS
DATA: 30/08/2021
LOCAL: sala virtual: zoom.us
TÍTULO: A EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO POPULAR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA: resgate histórico e perfil atual
PALAVRAS-CHAVES: UFPB; Extensão Universitária; Educação Popular.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem
RESUMO: A Universidade Federal da Paraíba, em reconhecimento da missão de contribuir de forma crítica para o desenvolvimento da perspectiva teórico-metodológica da Educação Popular em práticas de Extensão, cria a Coordenação de Educação Popular vinculada à Pró-Reitoria de Extensão. Na busca de contribuir com o alcance dos objetivos dessa unidade, a presente pesquisa abordou a temática Extensão em Educação Popular na Universidade Federal da Paraíba, tendo como objetivo principal resgatar o histórico da extensão em educação popular na UFPB e traçar o perfil atual desse segmento da extensão de modo a contribuir para ações futuras de apoio a essas iniciativas. O estudo objetivou fundamentar importantes aspectos da extensão universitária e suas transformações ao longo dos anos, destacando a participação do Forproex como ator principal na institucionalização da extensão universitária no Brasil. O trabalho explorou autores que dialogam sobre a temática da educação popular, com seus métodos e princípios. A presente pesquisa foi desenvolvida com metodologia exploratória descritiva de abordagem qualitativa e utilizou, como instrumento de coleta de dados, a entrevista semiestruturada e levantamento de informações em documentos sobre a extensão na UFPB. Após discutir a temática extensão e educação popular, a pesquisa fez um levantamento através de documentos e legislações sobre a institucionalização da extensão na UFPB. Em seguida, mapeou projetos de extensão em educação popular nos anais dos encontros de extensão da UFPB entre 1994 e 2016 com o objetivo de resgatar a perspectiva histórica desse segmento. Foram utilizadas como instrumento de coleta de dados. entrevistas semiestruturada destinadas a coordenadores de projetos expressivos dos anos 1990. O instrumento proporcionou complementar a pesquisa documental, trouxe elementos importantes do processo histórico, como também peculiaridades dos projetos que a pesquisa documental não alcançou. Para traçar o perfil foi realizado um mapeamento dos projetos de extensão em educação popular do ano de 2019 pelo sistema SIGAA no módulo extensão.
Presidente - 330303 - IVAN TARGINO MOREIRA
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS