PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: REGINA LEMOS PAIVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: REGINA LEMOS PAIVA
DATA: 31/08/2021
LOCAL: online
TÍTULO: O PAPEL DA POLÍTICA EXTENSIONISTA ADOTADA NO CDSA/UFCG NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL DA CIDADE DE SUMÉ/PB
PALAVRAS-CHAVES: Extensão Universitária; Desenvolvimento Regional; Indicadores de Desenvolvimento Social; CDSA.
RESUMO: A criação do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – CDSA/UFCG, campus Sumé se deu a luz do Decreto 6.096/07 que instituiu o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) e teve como finalidade promover a dignidade do povo da região do cariri paraibano através do desenvolvimento da região em que se encontra. O CDSA/UFCG busca atender às necessidades da comunidade por meio de atividades extensionistas, com ênfase aos programas de conservação do meio ambiente, valorização da cultura e tradição locais e melhoria da qualidade de vida da população do cariri do estado. A Extensão se apresenta como a ação que viabiliza a interação entre a universidade e a sociedade, fomentando o processo de criação de conhecimentos, levando informação para um ambiente menos prioritário e beneficiando o desenvolvimento da formação humana e da mudança social. Desta forma, a política de extensão de uma universidade pode influenciar positiva e quantitativamente em mudanças nas regiões onde as instituições estão inseridas. Esta pesquisa está fundamentada na inclusão da dimensão social no desenvolvimento regional sustentada por Boisier (1996). Partindo destas premissas, o presente trabalho tem como reflexão a seguinte indagação, que orienta o estudo: Quais ações de extensão do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – CDSA/UFCG que possuem pertinência com o desenvolvimento regional da cidade de Sumé/PB e quais os indicadores de desenvolvimento social? Para tanto, tem-se como objetivo geral construir indicadores de desenvolvimento social para avaliar a pertinência das atividades de Extensão promovidas pelo CDSA/UFCG para o desenvolvimento regional da cidade de Sumé/PB. Para alcançar o objetivo proposto na pesquisa, optou-se por desenvolver uma pesquisa descritiva, de natureza aplicada e abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos, utilizaremos a pesquisa bibliográfica e documental, onde será feita a descrição e análise geral do material coletado, as reflexões e discussões acerca da revisão bibliográfica e documental, para a averiguação proposta na problemática da pesquisa. Por ser uma análise dentro do seu contexto real, a pesquisa ainda apresenta-se como estudo de caso. O presente trabalho pretende analisar a pertinência entre atividade extensionista do CDSA/UFCG e o desenvolvimento do município, a partir da perspectiva da função social da universidade, para construir indicadores de avaliação do desenvolvimento social, de modo que possamos verificar na instituição pesquisada a contribuição da Extensão para uma cultura política democrática na relação universidade/sociedade, averiguando se os problemas sociais urgentes recebem atenção produtiva por parte da universidade, de modo a garantir a sustentabilidade, promoção do desenvolvimento regional e a melhoria da qualidade de vida da população local.
Interno - 1674149 - MARIANO CASTRO NETO
Externo ao Programa - 1190307 - KATIA SUELY QUEIROZ SILVA RIBEIRO