PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: ISAIAS ARAUJO DE SOUZA

DISCENTE: ISAIAS ARAUJO DE SOUZA
DATA: 27/08/2021
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: GESTÃO DA CARREIRA DOCENTE E AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA: estudo acerca da colaboração esporádica do Professor do Magistério Superior na Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-Chave: Carreira Docente. Colaboração Esporádica. Autonomia Universitária. UFPB.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: Este estudo objetiva analisar as condições de regulamentação da colaboração esporádica aprovadas pela UFPB, à luz das condições gerais do artigo 21 da Lei n. 12.772/2012 e da experiência normativa de outras IFES. Para isso, o referencial teórico deste trabalho contempla o tema autonomia universitária, a partir dos autores Ranieri (2005), Durham (1989), Cunha (2005) e Chauí (2003). Ainda no capítulo teórico, aborda-se a carreira e o trabalho docente do Magistério Superior, tratando do regime de dedicação exclusiva e da colaboração esporádica, com destaque para os autores Mancebo (2010), Sguissardi e Silva Júnior (2018), Mancebo, Maués e Chaves (2006) e Lemos (2011). Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, de abordagem qualitativa, que se utiliza das técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, com objetivos de caráter exploratório-descritivo, tendo como recorte temporal a partir de 2012. Definiu-se uma amostra de 10 (dez) IFES, composta pelas duas de maior orçamento por região do país. Das IFES pesquisadas, após respostas ao questionário aplicado através da plataforma Fala.BR, considerou-se que 4 (quatro) efetivamente regulamentaram o tema objeto deste trabalho. De posse dos documentos normativos, a análise de conteúdo documental foi aplicada, conforme Bardin (1977), para tratar as informações coletadas, com posterior análise comparativa dos conteúdos examinados. A partir dos resultados encontrados, foi possível concluir que a UFPB avançou no tratamento da colaboração esporádica, estabelecendo condições específicas que garantem a condução do processo de autorização das atividades esporádicas pela Instituição. Contudo, as condições de regulamentação da colaboração esporádica aprovadas apresentam fragilidades passíveis de revisão pelo CONSEPE/UFPB. Palavras-Chave: Carreira Docente. Colaboração Esporádica. Autonomia Universitária. UFPB.
Externo ao Programa - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO
Presidente - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS