PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: RAM ANAND GAJADHAR

DISCENTE: RAM ANAND GAJADHAR
DATA: 19/11/2021
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E ANÁLISE DE RISCOS: UM ESTUDO COM ÊNFASE NO PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Financiamento. Risco. Eficiência. Alcance dos Objetivos. Governança Pública. Controles Internos.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Planejamento Educacional
RESUMO: A adoção de gestão de riscos por parte das entidades públicas brasileiras é um movimento recente advindo do setor privado cuja finalidade consiste em melhorar a eficiência de gastos públicos, em razão de ser uma ferramenta que auxilia gestores na identificação de eventos capaz de fornecer razoável certeza quanto ao alcance dos objetivos. Dessa forma, tratamos essa temática na Universidade Federal da Paraíba, com ênfase no Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). A fundamentação teórica traz abordagens sobre Políticas Públicas, Educação Superior, Gestão Universitária, Financiamento Estudantil, Gestão de Riscos, Governança Pública e Controles Internos. Como problema de estudo buscamos analisar como os riscos envolvidos nas constatações dos relatórios de auditoria da Controladoria Geral da União (CGU) e da Auditoria Interna (AUDIN) da UFPB no tocante à concessão de assistência estudantil podem ser gerenciados. A presente pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, com objetivos de caráter descritivo e exploratório e de abordagem qualitativa. Os procedimentos técnicos utilizados se concentram em torno de análise bibliográfica e documental. Procedemos à coleta e à análise dos dados mediante a técnica de análise de conteúdo com base em Bardin (2016), valendo-se para isso do Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023, dos Relatórios de Gestão de 2018 a 2020 e dos relatórios de auditoria da CGU e da AUDIN entre 2016 a 2020. O estudo indica que os relatórios dos órgãos de controle podem servir como uma fonte complementar à ferramenta de gestão de riscos para se identificar os riscos envolvidos nos processos de concessão de auxílios estudantis. Como produto, propomos um modelo para o monitoramento de riscos intrínsecos nas recomendações, com indicadores gerenciais que possam subsidiar o gestor responsável pelas ações do PNAES na tomada de decisão que levem à eficiência de recursos e processos de trabalho e, assim, contribuir para que a unidade alcance os objetivos a que se propõe.
Presidente - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA