PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: RENATO SANTOS LOURENCO

DISCENTE: RENATO SANTOS LOURENCO
DATA: 19/11/2021
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: ACESSIBILIDADE NOS PORTAIS INSTITUCIONAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA: UMA ANÁLISE DA PADRONIZAÇÃO DO USO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO PLONE
PALAVRAS-CHAVES: acessibilidade digital. Verificação Automática de Acessibilidade. Plone.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa dedicou-se a analisar a acessibilidade nos principais portais institucionais vinculados a setores da Universidade Federal da Paraíba que adotaram a padronização de uso do Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (SGC) Plone, estabelecido na Identidade Padrão de Comunicação Digital do Governo Federal (IDG), em conformidade com as diretrizes de acessibilidade no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG). A IDG foi desenvolvida pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), sendo definida como um conjunto de diretrizes, orientações, padrões e modelos a serem utilizados nos sites e demais serviços digitais dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal. Tal Identidade tem como uma de suas principais estratégias a utilização do SGC Plone como facilitadora na gestão de conteúdo nos sites governamentais, que possui como uma de suas principais características o excelente histórico de segurança e a adoção de critérios de acessibilidade e usabilidade. A temática objeto da análise revela-se necessária, inclusive, pela instituição da Lei n° 13.146 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) que reforça a importância e a obrigatoriedade da acessibilidade nos sites institucionais mantidos pelo governo, a fim de assegurar e promover a inclusão social e a cidadania da pessoa com deficiência. A pesquisa foi fundamentada na verificação automática de acessibilidade por meio do Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios (ASES), apresentando dados quantificáveis aos principais problemas de acessibilidade identificados nos sites analisados. Metodologicamente, parte-se de um estudo exploratório-descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa, pautado em procedimentos e técnicas de pesquisa documental. Desta feita, mediante os resultados, foi possível a constatação de problemas recorrentes de acessibilidade, alguns próprios do código HTML da plataforma Plone e os demais vinculados a gestão de conteúdo. Esta gestão é associada diretamente ao papel do editor na condição de usuário final, e, assim o sendo, pode-se concluir que embora ostentem ferramentas acessíveis, remanesce a premente necessidade de criação, treinamento e conscientização de melhores práticas de uso e publicação de informações por parte dos colaboradores envolvidos nessa rotina de trabalho. Como contribuição para a temática estudada, fora proposto um modelo de boas práticas de uso nas páginas criadas no Plone vinculadas a Universidade Federal da Paraíba, a fim de facilitar o gerenciamento de conteúdo nesses sites e, em consequência, gerar uma melhor adoção aos critérios de acessibilidade, de acordo com as recomendações do e-MAG.
Externo ao Programa - 2579537 - ALISSON VASCONCELOS DE BRITO
Interno - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS