PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: AMANDA DE AQUINO SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA DE AQUINO SOUSA
DATA: 16/12/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Sala virtual meet.google
TÍTULO: A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR E A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: análise a partir da percepção dos discentes assistidos na UFPB.
PALAVRAS-CHAVES: Expansão do Ensino Superior. PNAES. Assistência Estudantil.
PÁGINAS: 115
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A expansão do ensino superior no Brasil, nas últimas duas décadas, tem gerado diversas políticas educacionais a exemplo do programa Expandir e do Programa de Reestruturação e Expansão da Universidades Federais - REUNI. A necessidade da consolidação de uma política voltada à assistência estudantil tornou-se mais evidente a partir dessa expansão, pois é preciso garantir a permanência e viabilizar a formação dos alunos com qualidade. No sentido de suprir as demandas da assistência estudantil, em 2007, foi criado o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). A presente pesquisa teve por objetivo geral analisar a política da assistência estudantil na UFPB, no contexto da expansão do ensino superior, a partir da percepção dos discentes assistidos. Este estudo está embasado em Mancebo (2015) e Ristoff (2016) que contextualizaram a expansão do ensino superior e as políticas de democratização do acesso; Chauí (1999) e Santos (2010) nos auxiliaram no entendimento da influência do neoliberalismo na educação; Imperatori (2017), Kowaski (2012), nos subsidiaram na discussão da política de assistência estudantil no Brasil. Barbosa (2009), Macedo (2017) e Silveira (2019) trouxeram dados sobre a realidade da assistência estudantil na UFPB. A pesquisa está inserida na abordagem qualitativa de natureza bibliográfica e documental, com o intuito elucidar o contexto no qual estão inseridas as políticas públicas de expansão do ensino superior, conhecer as ações de assistência estudantil no Brasil e como ela é desenvolvida na UFPB. Para coleta de dados recorremos a uma pesquisa de campo por meio de questionário e observação participante, conhecer a assistência estudantil prestada pela PRAPE/UFPB na ótica dos discentes e a partir dela, propor ações para seu aprimoramento. A análise dos dados foi realizada a partir dos estudos de Bardin (2016) sobre análise de conteúdo. Os resultados obtidos apontam que os programas de assistência estudantil desenvolvidos pela PRAPE/UFPB têm grande relevância para a permanência dos estudantes em condição de vulnerabilidade social. Os sujeitos da pesquisa afirmam que as ações desenvolvidas pelos programas de assistência estudantil colaboram fortemente com a sua permanência acadêmica, porém eles apontam também para a necessidade de ampliação das vagas existentes, processos seletivos mais céleres, criação de novos auxílios, melhoria nos meios de comunicação e divulgação das informações, como também reajuste nos valores dos auxílios.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
Interno - 1779446 - MARIANA LINS DE OLIVEIRA
Interno - 1674149 - MARIANO CASTRO NETO
Externo ao Programa - 3477244 - GEYSA FLAVIA CÂMARA DE LIMA NASCIMENTO