PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: TALES TARSIS DANTAS VIEIRA

DISCENTE: TALES TARSIS DANTAS VIEIRA
DATA: 22/02/2022
LOCAL: http://meet.google.com/jqm-jwyn-ovn
TÍTULO: AVALIAÇÃO EXTERNA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA: DA ANÁLISE DOS RELATÓRIOS ÀS PROPOSTAS DE MELHORIA DOS CURSOS
PALAVRAS-CHAVES: SINAES; Avaliação de Curso; UFPB; Centro de Educação.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: Esta dissertação teve como objetivo geral analisar se os relatórios de Avaliação de Cursos de Graduação do Centro de Educação (CE) da UFPB, disponível no site da Comissão Própria de Avaliação (CPA), atendem as diretrizes estabelecidas pelo SINAES. A presente investigação, quanto à abordagem, foi do tipo qualitativa; no que tange à natureza, uma pesquisa aplicada; em relação aos objetivos, foi uma pesquisa exploratória; e utilizou como procedimento a pesquisa bibliográfica e a documental. Utilizou-se ainda, a legislação específica acerca da avaliação da educação superior no Brasil, e o embasamento teórico foi respaldado nos estudos de Claudia Griboski, Reinaldo Dias, José Dias Sobrinho, Valdemar Sguissardi, Graça Guerra, entre outros. Para a análise dos relatórios de curso, foi estabelecido um padrão e utilizado o Instrumento de Avaliação dos Cursos de Graduação (IACG-2017). Em complemento, foi utilizada a análise SWOT para a realização do diagnóstico, a fim de conhecer o ambiente interno da organização através da definição dos seus pontos fortes e fracos em relação aos demais que impactam positiva ou negativamente na qualidade da educação no âmbito do CE, como também na UFPB, adotando, dessa forma, a concepção de qualidade proposta pelo SINAES. Os resultados do presente estudo fundamentaram a elaboração de propostas de ação, com base nas “fraquezas” e “ameaças” elencadas na pesquisa, com a intenção de proporcionar aos gestores dos cursos o conhecimento complementar que os auxiliem nas tomadas de decisões para a efetivação das novas demandas do IACG, objetivando a melhoria da qualidade do processo avaliativo frente às futuras avaliações para a renovação de reconhecimento dos cursos.
Presidente - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ