PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: GIZELDA LYRA MONTEIRO

DISCENTE: GIZELDA LYRA MONTEIRO
DATA: 09/02/2022
LOCAL: online
TÍTULO: EXTENSÃO E SUSTENTABILIDADE SOCIAL NO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA/CAMPUS JOÃO PESSOA
PALAVRAS-CHAVES: Extensão. Sustentabilidade Social. IFPB.
ÁREA: Educação
RESUMO: As crescentes discussões sobre Sustentabilidade são decorrentes da importância que a temática tem para a manutenção das sociedades atuais e futuras. As instituições de ensino, em especial as de ensino superior, cujos pilares são o ensino, a pesquisa e a extensão, podem desempenhar papéis importantes nesse processo, já que produzem conhecimentos científicos a partir das demandas apresentadas pela sociedade. Por desempenhar um papel relevante no diálogo entre instituição e sociedade, a Extensão pode ser considerada importante aliada no processo de troca e construção de novos saberes. Sendo o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB) uma instituição, também, de ensino superior, e, portanto, regida pelos três pilares acima citados, a presente pesquisa pretendeu se deter apenas na Extensão, e responder ao seguinte questionamento: dentre as Áreas Temáticas da Extensão que trabalham predominantemente com os aspectos relacionados à dimensão social da sustentabilidade, qual foi desenvolvida pelo IFPB Campus João Pessoa que concentrou o maior número de ações extensionistas? Para isso, foram analisados os indicadores das ações extensionistas desenvolvidas pelo IFPB/campus João Pessoa referentes aos Projetos, Núcleos e Empreendimentos, entre 2014 e parte de 2021, e a relação com a discussão teórica a respeito da categoria Sustentabilidade e sua dimensão social, a partir das contribuições de autores como John Elkington e Ignacy Sachs, além de trabalhos acadêmicos e documentos que tratam da temática. Em termos metodológicos, a pesquisa pode ser classificada como quali-quantitativa, bibliográfica, documental e estruturalista. Enquanto recorte de análise, foram consideradas as informações referentes às Áreas Temáticas dos Projetos, Núcleos e Empreendimentos de extensão do campus João Pessoa, disponíveis nos Relatórios de Indicadores. Em relação aos achados da pesquisa, a partir da discussão teórica apresentada e da análise do dados, é possível pensar, junto à instituição e à sociedade, maneiras de ampliar ações nas áreas com menor concentração de atividades ligadas à sustentabilidade social, dada a importância para o processo de construção de uma sociedade mais justa; estimular maior participação de servidores técnico-administrativos, agregando às ações diferentes tipos de olhares e saberes; incentivar as comunidades a serem agentes multiplicadores dos conhecimentos e de novas ações, e, por fim, abrir espaços de debates e desenvolvimento de outros estudos que contribuam com o fortalecimento da Extensão do IFPB e, consequentemente, de toda a sociedade.
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
Externo à Instituição - ITALAN CARNEIRO BEZERRA