PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: DANIELA ESPINOLA FERNANDES MOTA

DISCENTE: DANIELA ESPINOLA FERNANDES MOTA
DATA: 23/02/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA: CONTRIBUIÇÕES PARA A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
PALAVRAS-CHAVES: Divulgação Científica; Comunicação Institucional; Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; Instituições de Ensino Superior.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: No Brasil, as Instituições de Ensino Superior (IES), além de voltarem-se à formação profissional, humanística e cidadã, também são espaços responsáveis pela produção de conhecimentos e pelo desenvolvimento de avanços científicos e tecnológicos. No entanto, a divulgação científica das pesquisas empreendidas por essas instituições para a população em geral ainda não é tão significativa. A divulgação de informações científicas e tecnológicas se constitui em uma necessidade social de compartilhar o saber. Assim, como instituição que produz conhecimento científico e tecnológico, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba precisa ampliar a divulgação das pesquisas científicas e seus resultados junto à sociedade. Nesse sentido, o objetivo principal desta pesquisa é analisar as contribuições da Comunicação Institucional para a Divulgação Científica do IFPB - Campus João Pessoa. A abordagem metodológica deste trabalho é predominantemente de natureza qualitativa, coadunando-se a esta alguns aspectos de natureza quantitativa. Com relação a seus objetivos, trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, cujo campo de estudo é a Divulgação Científica realizada por meio da Comunicação Institucional. Com referência aos procedimentos técnicos, foram adotados três tipos: análise bibliográfica, documental e questionários. Foi inicialmente realizado um levantamento de fontes bibliográficas, por meio de procedimento de Revisão Sistemática de Literatura (RSL), sobre as principais temáticas que norteiam o estudo proposto. Em seguida, foi realizada uma análise documental em 170 matérias publicadas no portal institucional do IFPB – campus João Pessoa no período de janeiro a junho de 2021. Os dados coletados foram analisados com base nas técnicas de análise de conteúdo para evidenciar a frequência com que o referido portal eletrônico trata assuntos relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação. Por fim, foram coletados dados por meio da aplicação de questionário on-line (Google Forms) enviado por e-mail para 104 pesquisadores do IFPB - Campus João Pessoa, tendo sido analisados, de forma aleatória, as respostas de 27 pesquisadores. O instrumento foi composto de 31 questões, sendo 26 abertas e 05 fechadas. A finalidade desta etapa foi identificar os principais entraves e possíveis contribuições à melhoria da divulgação científica. Após a análise dos dados, verificou-se que não há um trabalho consistente de divulgação científica no IFPB Campus João Pessoa. As publicações ainda são baseadas mais nos fatos/acontecimentos do que nos processos e conhecimentos produzidos pelas pesquisas desenvolvidas na instituição. Ao final, visando contribuir para a melhoria da divulgação científica no âmbito do IFPB - Campus João Pessoa, foi elaborado um Manual de Divulgação Científica, com orientações básicas sobre como veicular informações sobre Ciência e Tecnologia tanto institucionalmente como para veículos de comunicação.
Presidente - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES