PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ALINE FALCOCHIO COURA BELINO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE FALCOCHIO COURA BELINO
DATA: 18/02/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: GESTÃO ACADÊMICA DO ENSINO SUPERIOR: ROTINAS DE PROCEDIMENTOS PARA AS SECRETARIAS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS IV DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Superior. Gestão do Ensino Superior. Gestão Acadêmica. Normatização Orientadora. Universidade Pública.
PÁGINAS: 98
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: As universidades públicas são organizações complexas que enfrentam desafios de gestão como as demais instituições. A Gestão do Ensino Superior, bem como, a Gestão Acadêmica, demandam aplicações e conhecimentos de Administração para que se mantenham e prestem um serviço eficiente à sociedade. Como servidora pública da Universidade Federal da Paraíba - UFPB na função de secretária de curso de graduação, observando fragilidades da gestão desses setores, surgiu-se a faculdade de propor um material que pudesse servir como base para a elaboração de um documento instrutivo para as secretarias dos cursos de graduação do Centro de Ciências Aplicadas e Educação – CCAE da UFPB. Nesse sentido, definiu-se como objetivo dessa pesquisa identificar como os técnico-administrativos das secretarias das coordenações de cursos do Campus IV da UFPB acessam as informações que necessitam para realização dos procedimentos do setor. A estrutura do trabalho foi definida tendo a Gestão do Ensino Superior e a Gestão Acadêmica dos Cursos de Graduação como ponto de partida e a partir delas explanar brevemente sobre a Gestão da Informação e do Conhecimento, Manuais Administrativos e sua aplicação na Gestão Acadêmica e Normas da Universidade Federal da Paraíba para os cursos de graduação. A pesquisa se trata de um estudo de caso baseado na abordagem qualitativa, de natureza aplicada, exploratória, descritiva, bibliográfica e documental. Valeu-se da aplicação de um questionário aos servidores das secretarias de coordenações de cursos de graduação do CCAE e da observação participante para a coleta de dados e, da análise de conteúdo na análise de dados. Dessa forma, identificou-se quem são esses servidores, como acessam as informações que necessitam para realizar os procedimentos do setor, que procedimentos são esses e se a instituição dispõe de algum material de instrução para tanto. Em seguida, após a análise dos dados, foi proposta a elaboração de um documento compilado como proposta de diretrizes para elaboração de um documento orientador das rotinas e procedimentos dos cursos de graduação do Campus IV da UFPB, com o propósito de contribuir com a gestão desses setores.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Externo ao Programa - 1853959 - MARCIA MARIA DE MEDEIROS TRAVASSOS SAEGER