PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: GENILSON LIMA E SILVA

DISCENTE: GENILSON LIMA E SILVA
DATA: 25/02/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: GESTÃO DO ALMOXARIFADO CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA: DIAGNÓSTICO SITUACIONAL POR MEIO DE DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS
PALAVRAS-CHAVES: Gestão Pública. Almoxarifado. Diagnóstico Situacional. Avaliação Institucional.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: A Gestão Pública tem como uma das principais finalidades permitir que os objetivos do governo possam ser alcançados por meio do fornecimento de serviços aos cidadãos. Nesse contexto, uma das funções essenciais e diretamente ligada ao desenvolvimento do país é a educação. Por isso, as Instituições Federais de Ensino Superior ocupam importante espaço ao contribuírem com a profissionalização e difusão do conhecimento à coletividade. Nos últimos anos, com a expansão da oferta de vagas nestas instituições, houve também elevação de custos. Desse modo, o controle adequado de estoque dos materiais através da gestão dos almoxarifados torna-se indispensável para reduzir os impactos orçamentários, promover melhorias das práticas de gestão e contribuir com a eficiência institucional. Assim, este estudo objetivou elaborar um diagnóstico situacional da gestão de estoques do almoxarifado central da UFPB com base em documentos institucionais selecionados. Para tanto, o referencial teórico deste trabalho contempla o tema gestão pública; histórico das instituições e do ensino superior no Brasil; gestão das instituições de ensino superior; gestão de materiais no serviço público e gestão de almoxarifados. Esta pesquisa é do tipo aplicada, de abordagem qualitativa e caráter descritivo e exploratório, que se utiliza das técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. De posse de documentos institucionais referentes ao Almoxarifado central, a análise de conteúdo de Bardin foi escolhida para categorização das informações coletadas, com posterior análise comparativa dos conteúdos examinados. Os resultados foram divididos em quatro categorias: Características gerais e Processo de trabalho; Recebimento de materiais; Armazenagem e Entrega. Estes denotam o processo de trabalho no local escolhido, possibilitando o diagnóstico situacional. A partir disso, foi possível concluir que a gestão de estoques dos materiais recebidos no almoxarifado central da UFPB avançou nos últimos anos. Entretanto, ressalta-se a necessidade de melhorias e modificações para o ambiente; incentivo para capacitações aos servidores sobre o trabalho realizado especificamente em almoxarifados; e disponibilidade de veículo e equipamentos, os quais influenciam na armazenagem e entrega dos itens aos setores requisitantes. Espera-se que o diagnóstico apoie a tomada de decisão da gestão institucional e local, auxiliando no processo de trabalho e na eficiência do setor, que torna possível a distribuição do material para a execução das atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da UFPB.
Presidente - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Interno - 662.124.649-87 - SERGIO ADELAR BRUN - UTFPR