PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: LAYSE INGRID BATISTA BELO

DISCENTE: LAYSE INGRID BATISTA BELO
DATA: 22/02/2022
LOCAL: online
TÍTULO: IMPLICAÇÕES DA GOVERNANÇA PÚBLICA PARA A GESTÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: governança pública; gestão universitária; extensão universitária; cortes orçamentários; UEPB.
ÁREA: Educação
RESUMO: O setor público brasileiro apresentou, a partir da década de 90, diversas transformações que fizeram mudar a forma de relações entre o Estado, mercado e sociedade. Uma dessas mudanças foi a chegada da Governança no ambiente da educação superior que permitiu que a gestão das universidades se aproximasse das práticas de gestão da iniciativa privada, trazidas pelas influências da globalização e do neoliberalismo. Além da nova forma de relação entre Estado, mercado e sociedade, esta pesquisa apresenta a teoria, os fundamentos, as contradições e as implicações que a Governança trouxe para a gestão das organizações. Os indícios de Governança Pública (GP) na gestão da UEPB, os dados institucionais da extensão universitária, os desafios enfrentados pela instituição com a política de cortes orçamentários e a percepção de um setor intraorganizacional (PROEX) servirão como base para analisar na prática a aplicação da GP e suas implicações na gestão da extensão universitária da UEPB no período de 2010 a 2020. A problemática central da pesquisa procura responder ao seguinte questionamento: Quais as implicações dos princípios da GP para o enfrentamento dos desafios da gestão da extensão universitária na UEPB, frente a política de cortes orçamentários no período de 2010 a 2020? Como resultado foi observado que a Governança Pública na UEPB não possui uma norma que a regule, contudo criou um setor específico o CACI em 2020, com a função de assessorar a gestão neste sentido, além do mais a instituição possui uma forte cultura de transparência de seus gastos que são publicados eletronicamente. Na gestão da Extensão Universitária, a coleta de dados mostrou que após o investimento da gestão em mecanismos de GP a partir de 2013, a extensão obteve os melhores resultados em 5 das 8 atividades analisadas de 2015 em diante. Na coleta de dados captada pelo questionário foi possível inferir que os sujeitos da pesquisa percebem a presença dos mecanismos de GP como Liderança, Estratégia e Controle na gestão da UEPB. Quanto à extensão universitária, os sujeitos percebem que dos 13 indicadores avaliados por eles, 5 precisam de atenção e 4 foram totalmente bem avaliados. Os sujeitos percebem que a GP é instruída pela gestão na UEPB, todos acham que a política de cortes orçamentários afeta a gestão da extensão universitária e que os mecanismos de GP como Liderança, Estratégia e Controle ajudam a instituição a superar os desafios que a política de cortes impõe à UEPB. Pode-se concluir que a GP ajudou a UEPB a enfrentar o cenário de cortes orçamentários através da transparência, contudo quando analisada dentro de um setor especifico como a PROEX, a sua gestão precisa de alguns ajustes com base nos indicadores da PG do FORPROEX. Como produto, a pesquisa sugere que a instituição normatize a GP com a finalidade de atingir a otimização dos recursos para garantir a continuidade das atividades da instituição e, que a PROEX utilize os indicadores do FORPROEX para atingir a eficiência e eficácia de seus serviços.
Interno - 1071458 - PAULO FERNANDO DE MOURA BEZERRA CAVALCANTI FILHO
Externo à Instituição - JOSE LUCIANO ALBINO BARBOSA