PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: FRANCISCO PIRES DE LACERDA JUNIOR

DISCENTE: FRANCISCO PIRES DE LACERDA JUNIOR
DATA: 25/02/2022
LOCAL: Sala virtual meet.google
TÍTULO: Gestão da Informação na Coordenação do Programa de Pós Graduação em Matemática /PPGMAT e no Departamento de Matemática /DM/CCEN/UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Gestão da Informação; Gestão Pública; IFES.
ÁREA: Educação
RESUMO: A Gestão da Informação enquanto processo de criação e compartilhamento da informação tem sido destaque nas organizações públicas e privadas possibilitando e dinamizando práticas eficientes e inovadoras no cotidiano profissional. Os recentes cortes nos orçamentos das universidades federais vem induzindo as instituições a recorrer a Gestão da informação como forma de reduzir custos, de auxiliar e produzir informações de forma rápida e eficaz. Essa pesquisa tem por objetivo analisar as práticas da gestão da informação na Coordenação do PPGMAT e no Departamento de Matemática - CCEN/UFPB, bem como propor a utilização de ferramentas que possam ser usadas para a melhoria do compartilhamento das ações e informações nestas unidades. Tomamos como fundamentação teórica autores que discutem a Gestão da Informação na Organizações, a exemplo de Almeida (2012), Gonçalves (2010) e Terra (2013); ao discutir sobre Instituições Federais de Ensino Superior - IFES tomamos por base textos de Bowers, 2015, Schwartz, et. al. (2010), dentre outros. Para coleta de dados foi utilizado um questionário semi-estruturado no google forms com professores, técnicos administrativos e discentes dessas unidades. A análise dos dados indicou que as unidades pesquisadas tiveram, nos últimos anos, um pequeno avanço na Gestão da informação, carecendo entretanto de inovações e melhorias na aplicação de ferramenta simples que facilitem informações necessárias à rotina administrativa e acadêmica nas unidades. Nesse sentido, foi produzido um manual contendo ferramentas e práticas que poderão ser usadas para atender as demandas citadas, como um sistema de abertura de solicitações nas páginas já existentes, um meio de comunicação síncrono, controle de estoque das unidades, um repositório de documentos e outras. O conhecimento adquirido nesta pesquisa e estruturado no manual pode ser utilizado em unidades, impactando positivamente na Gestão da Informação da instituição.
Presidente - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ