PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: QUEZIA O HANNAH DE ALMEIDA CAMBOIM

DISCENTE: QUEZIA O HANNAH DE ALMEIDA CAMBOIM
DATA: 23/02/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ANÁLISE ORÇAMENTÁRIA E AVALIAÇÕES DOS CURSOS NO CENTRO DE TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Orçamento; Avaliação; SINAES; Centro de Tecnologia UFPB.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: Esta dissertação teve como objetivo identificar os aspectos orçamentários e relacioná-los aos resultados das avaliações dos cursos do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no período de 2011-2019. Buscou-se neste estudo trazer reflexões sobre o orçamento e os índices de Avaliação dos Cursos do referido Centro. Tratou-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa e quantitativa e de natureza aplicada; e utilizou como procedimento fontes bibliográficas e documentais. Foi utilizada a legislação e bibliografia acerca do financiamento da educação superior no Brasil e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), além de documentos oficiais, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e pelos setores internos, responsáveis pela gestão e orçamento, da Universidade Federal da Paraíba. Inicialmente, foram abordados três pontos: o financiamento das Instituições Federais de Ensino Superior (composto em sua maioria por recursos repassados pela União), o orçamento público e a avaliação do ensino público de nível superior (conceitos e ferramentas de qualidade) e os indicadores que permitem qualificar os cursos e as Instituições. Posteriormente, foram extraídos os dados que correspondem ao desempenho dos cursos de graduação do Centro de Tecnologia (CT), e cruzados com os dados dos recursos orçamentários destinados ao mencionado Centro. O estudo visou extrair informações no período de 2011 a 2019, correspondente a quatro ciclos avaliativos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Os resultados do presente estudo fundamentaram a elaboração de um relatório, cujos dados demonstram a evolução e o desenvolvimento quantitativo e qualitativo dos cursos do Centro de Tecnologia ao longo do referido período, bem como dos repasses orçamentários, com a intenção de proporcionar aos gestores dados e conhecimentos complementares que os auxiliem no planejamento, execução e tomadas de decisões.
Presidente - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Interno - 662.124.649-87 - SERGIO ADELAR BRUN - UTFPR