PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: RAWENIO DA SILVA FERNANDES

DISCENTE: RAWENIO DA SILVA FERNANDES
DATA: 23/02/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: UMA ANÁLISE SOBRE A INFLUÊNICA DOS INVESTIMENTOS EXTERNOS NO DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO E INSTITUCIONAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: SINAES; Financiamento – Educação Superior. Investimentos Externos. Educação Superior – Paraíba.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: O Brasil e o mundo vêm experimentando mudanças nas políticas de financiamento do ensino superior que implicam principalmente reduções orçamentárias dos recursos públicos ordinários destinados às universidades. A União, responsável pelo orçamento das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), tem sinalizado que essas instituições devem buscar captar recursos externos para manter suas atividades. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar os contratos de financiamentos externos ao orçamento ordinário da UFPB, no período de 2017 a 2020. Os objetivos específicos buscaram: (i) identificar estudos relevantes sobre o desenvolvimento da educação superior no Brasil; (ii) investigar o financiamento da educação superior no contexto global, nacional e local; (iii) analisar, a partir da coleta de dados, os recursos orçamentários obtidos por meio da captação de recursos externos; e (iv) elaborar um relatório diagnóstico, apresentando a influência dos investimentos externos no desenvolvimento acadêmico e institucional da UFPB, no referido período. A metodologia utilizada, no que se refere à natureza, foi do tipo aplicada; no que tange os objetivos, incluiu o aspecto exploratório-descritivo; quanto à abordagem, a pesquisa foi qualitativa; no que se refere ao modelo dos procedimentos, foi um estudo de caso; os procedimentos técnicos adotados foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Utilizaram-se, ainda, como o embasamento teórico, um breve histórico sobre o ensino superior no Brasil, referências sobre o financiamento da educação superior, parcerias público privadas, entre outros. Para a coleta e análise dos dados, foram extraídas informações, em instrumentos jurídicos (contratos e convênios) da UFPB, que tratam da captação de recursos externos para o financiamento de projetos voltados ao desenvolvimento acadêmico (ensino, pesquisa e extensão), assim como para o funcionamento institucional, no período analisado. Também houve coleta de dados a partir do painel do orçamento federal (SIOP), referentes a recursos discricionários destinados à UFPB pelo MEC, assim como foi realizada uma análise comparativa com os recursos externos captados. Como resultado da pesquisa, foi elaborado um relatório diagnóstico apresentando a influência dos investimentos externos para o desenvolvimento acadêmico e institucional da UFPB, entre 2017 e 2020.
Presidente - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Interno - 662.124.649-87 - SERGIO ADELAR BRUN - UTFPR