PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: EMMANOEL FERREIRA CARVALHO

DISCENTE: EMMANOEL FERREIRA CARVALHO
DATA: 23/02/2022
LOCAL: Online
TÍTULO: A ATENÇÃO À SAÚDE NA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO NORDESTE
PALAVRAS-CHAVES: Política de Assistência Estudantil. Atenção à saúde. Universidades Federais do Nordeste.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: A finalidade da política nacional de Assistência Estudantil, como instrumento de materialização do direito social à assistência social e educação, é prover recursos necessários para atenuação dos obstáculos ao longo do curso superior, oportunizando que os estudantes se desenvolvam durante a graduação, diminuindo o percentual de abandono e dos trancamentos de matrícula. O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) foi instituído pelo Decreto nº 7.234/2010 e, entre seus objetivos, consta minimizar os efeitos das desigualdades sociais. O Decreto estabelece que as IFES ofereçam ações em diferentes áreas, entre as quais, a saúde. A presente pesquisa se debruça sobre as ações na atenção à saúde. Para tanto - tendo como referência a V Pesquisa de Perfil Socioeconômico e Cultural dos (as) Graduandos (as) das Instituições Federais de Ensino Superior do ano de 2018 desenvolvidas pelo Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis - foi realizado um levantamento acerca das ações de atenção à saúde desenvolvidas no âmbito das Universidades Federais do Nordeste no ano de 2019. A metodologia da pesquisa é fundamentada na proposta de Laurence Bardin (2011). Os resultados indicaram ausência de articulação interna na oferta de ações de atenção à saúde e poucas iniciativas de promoção do bem-estar mental e social.
Presidente - 1779446 - MARIANA LINS DE OLIVEIRA
Interno - 338337 - UYGUACIARA VELOSO CASTELO BRANCO