PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: DEBORA HENRIQUE PONTES

DISCENTE: DEBORA HENRIQUE PONTES
DATA: 28/02/2022
LOCAL: João Pessoa - Campus I
TÍTULO: GESTÃO DO CONHECIMENTO NA PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA: PROPOSTA DE UM MODELO BASEADO NA NORMA ISO 30401
PALAVRAS-CHAVES: Gestão do conhecimento; modelo; ISO 30.401:2018; PRA.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente estudo teve o objetivo de elaborar um modelo de Gestão do Conhecimento com base na norma ISO 30.401:2018 para a Pró-Reitoria de Administração da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Para o alcance desse objetivo, foi necessário realizar um mapeamento do fluxo do processo de conhecimento e identificar os elementos dificultadores e facilitadores na aplicação da Gestão do Conhecimento na Pró-Reitoria de Administração - PRA. O referencial teórico foi fundamentado nos conceitos, modelos e práticas da Gestão do Conhecimento, enfatizando sua aplicação nas Instituições Federais de Ensino Superior. A pesquisa constitui-se como sendo qualitativa, descritiva e exploratória, de natureza aplicada, com adoção das técnicas de pesquisa bibliográfica e estudo de caso, que teve como sujeitos os servidores técnico-administrativos lotados na PRA. Em relação à coleta de dados, foi aplicado um questionário on-line contendo questões sobre o perfil dos servidores, sobre o ciclo do conhecimento na PRA, e a respeito de elementos determinantes para aplicação da Gestão do Conhecimento. Para a análise dos dados obtidos, foram utilizados os modelos e práticas de Gestão do Conhecimento abordados no referencial teórico da pesquisa, além dos requisitos e fundamentos presentes na Norma ISO 30.401:2018. A análise de dados indicou que, a aquisição, armazenamento e compartilhamento do conhecimento na PRA, ocorre de maneira incipiente, contudo foi demonstrado interesse e disponibilidade dos servidores em participar de uma possível Gestão do Conhecimento na Pró- Reitoria de administração, além de ter sido identificado elementos determinantes para a aplicação da Gestão do Conhecimento e as suas vantagens. Com base nos resultados obtidos, foi possível elaborar um modelo conceitual de Gestão de Conhecimento, visando a organização do conhecimento pessoal e organizacional, além de servir de guia para os gestores e servidores, na criação, desenvolvimento e compartilhamento do conhecimento.
Presidente - 1674149 - MARIANO CASTRO NETO
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS