PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: TÁRSILA MOSCOSO BORGES

DISCENTE: TÁRSILA MOSCOSO BORGES
DATA: 24/02/2022
LOCAL: Sala do Google Meet
TÍTULO: GESTÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Análise de Práticas Sustentáveis na Pró - Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal de Campina Grande com base na Agenda Ambiental
PALAVRAS-CHAVES: Gestão ambiental. Universidade pública. Meio Ambiente.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional
RESUMO: Cada vez mais vem se tornando necessário mudanças na sociedade, no que diz respeito à relação entre o ser humano e o ambiente em que vive. Para isso, a educação ambiental e a gestão socioambiental são ferramentas que se mostram de grande valia tanto para ampliação do conhecimento, quanto para tomada de decisões e incentivo a ações que possam ajudar na transformação da realidade. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo principal analisar a gestão socioambiental praticada na Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), tomando como base as diretrizes da A3P, com a finalidade de contribuir positivamente para a gestão socioambiental da referida instituição. Para tanto, foram utilizados como base os dez eixos empregados no Plano de Logística Sustentável - PLS da UFCG, assim como o modelo de diagnóstico da Agenda Ambiental – A3P. Trata-se de um estudo de caso, exploratório-descritivo do ponto de vista de seus objetivos, de natureza quali-quantitativa, cujos dados foram coletados a partir de pesquisa bibliográfica, documental, entrevistas e questionários. Com relação à análise de dados, foram utilizados como métodos e técnicas a análise documental, análise de conteúdo e estatística descritiva. Como resultado, foi visto que a gestão socioambiental do setor acontece através de ações pontuais, mas que falta maior diálogo, engajamento e organização na gestão e na equipe. Assim, como sugestão de melhoria e contribuição, foi montada uma proposta de plano de gestão socioambiental específico para a PRPG/UFCG.
Presidente - 1442321 - SWAMY DE PAULA LIMA SOARES
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA