PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSEANE DE PONTES BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSEANE DE PONTES BARBOSA
DATA: 25/02/2022
HORA: 09:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: EVASÃO E PERMANÊNCIA DE DISCENTES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAIS DO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN/UFPB): UM ESTUDO DE CASO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA
PALAVRAS-CHAVES: Evasão. Permanência. Educação Superior. Cursos de Graduação Presenciais em Matemática.
PÁGINAS: 99
RESUMO: Esta dissertação tem como objetivo geral compreender como se caracteriza a permanência e a evasão dos discentes dos cursos de graduação presenciais do CCEN/UFPB e, de forma mais aprofundada, dos alunos dos Cursos de Graduação em Matemática do referido centro, por meio de um estudo de caso, analisando características dos discentes, internas e externas à instituição, além do contexto socioeconômico e político que circunda a evasão e a permanência no ensino superior. A dissertação está estruturada em três capítulos, além da introdução, da metodologia e das considerações finais. No tocante aos aspectos metodológicos, a pesquisa realizada por meio desta dissertação apresenta as seguintes características: quanto à sua abordagem: qualitativa; quanto ao método científico: dialético; quanto à sua finalidade: aplicada; e quanto aos seus objetivos: descritiva e exploratória. Neste sentido, o trabalho compõe-se de uma pesquisa bibliográfica, para conhecimento do contexto histórico, referencial teórico, conceitos e métodos referentes à temática; de um estudo documental, visando analisar características, taxas de evasão e ações institucionais direcionadas ao enfrentamento da evasão e à viabilização da permanência dos discentes do CCEN, bem como as legislações e estatísticas referentes a estes fenômenos; e de um estudo de caso com discentes ativos ingressantes e não ingressantes dos Cursos de Graduação Presenciais em Matemática, no intuito de assimilar como tais fenômenos se caracterizam nos cursos em questão. O estudo de caso será realizado com discentes dos três Cursos de Graduação Presenciais em Matemática/CCEN, a saber: Bacharelado em Matemática (Integral), Licenciatura em Matemática (Integral), Licenciatura em Matemática (Noturno), por meio da aplicação da Escala para Avaliação da Permanência Discente (Nakamura; Castelo Branco; Jezine, 2016), de modo online. Assim, buscaremos identificar as nuances que circundam à evasão e à permanência dos alunos dos Cursos de Graduação Presenciais em Matemática/CCEN.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338337 - UYGUACIARA VELOSO CASTELO BRANCO
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
Externo ao Programa - 2301267 - FAGNER DIAS ARARUNA