PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: LAEDIANY DOS SANTOS DA SILVA

DISCENTE: LAEDIANY DOS SANTOS DA SILVA
DATA: 31/03/2022
LOCAL: Online
TÍTULO: TRABALHO REMOTO NA UFPB: EXPERIÊNCIAS DOS/AS SERVIDORES/AS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS
PALAVRAS-CHAVES: Trabalho remoto; Universidade Federal da Paraíba; TAES; Pandemia
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO: Após a Organização Mundial de Saúde decretar como pandemia o estado de contaminação causada pelo vírus da Covid-19, as autoridades governamentais determinaram normas e condutas para a suspensão das atividades presenciais a fim de evitar a propagação do vírus e garantir a segurança da coletividade. Tais medidas alcançaram o âmbito educacional e, mais especificamente, as universidades, nas quais tanto o ensino, como as demais atividades acadêmicas e administrativas foram transferidas, quando possível, para a forma remota. Embora essa tendência de virtualização já fosse considerada, visando a ampliação do alcance das atividades desenvolvidas nesses espaços, somente com a situação de pandemia ela passou a ser amplamente implementada. No entanto, dentro da necessidade do isolamento social decorrente do período pandêmico, parece não ter havido escolha e nem tempo de adequação ao regime do trabalho remoto para os trabalhadores não considerados, a princípio, como de áreas “essenciais”. Isso porque as instituições permaneceram exercendo suas atribuições e os funcionários destas continuaram exercendo suas atividades, mesmo diante de um momento tão atípico. Em face dessa conjuntura, o presente estudo buscou analisar a experiência dos servidores técnico-administrativos no trabalho remoto durante a pandemia de Covid-19, por meio da pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Foram entrevistados cinco servidores que trabalham na Pró-Reitoria de Administração da UFPB e que permaneceram executando o trabalho remoto durante todo o período permitido pela instituição. Com a análise dos dados coletados, concluiu-se que mesmo que o contexto seja semelhante, as experiências vivenciadas são peculiares a cada pessoa e as suas particularidades de vida, de modo que todos apontaram vantagens e desvantagens em suas vivências com o trabalho remoto. Alguns apresentaram mais dificuldades que outros para se adaptarem ao período de trabalho remoto e aos aspectos decorrentes do isolamento social. Percebeu-se ainda que alguns fatores poderiam ter facilitado ou mesmo auxiliado os servidores se fossem observados e providenciados pela instituição.
Presidente - 1779446 - MARIANA LINS DE OLIVEIRA
Interno - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES