PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: HANNAH KAROLLYNNE BARBOSA FLORENCIO

DISCENTE: HANNAH KAROLLYNNE BARBOSA FLORENCIO
DATA: 09/05/2022
LOCAL: Sala virtual meet.google
TÍTULO: Gestão da comunicação organizacional e práticas comunicativas na UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Gestão da comunicação organizacional. Composto de Comunicação. Práticas comunicativas. Gestão Administrativa.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A gestão da comunicação organizacional vem passando por transformações em decorrência das tecnologias de informação, dos novos modelos de gestão administrativa e das exigências de novas configurações nas relações interinstitucionais com o mercado. Essas mudanças redesenham os processos comunicacionais que assumem um caráter estratégico, focando na importância dos valores institucionais e no alinhamento dos objetivos que essas organizações possuem com suas práticas administrativas. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ao vivenciar esses processos necessita de uma gestão da comunicação que dê suporte à gestão administrativa e estabeleça seu posicionamento institucional frente à sociedade. Esta pesquisa teve por objetivo geral analisar a relação das dimensões do Composto de Comunicação Organizacional (CCO) com as práticas comunicativas da UFPB. A fundamentação teórica foi feita a partir de Kunsch (2003, 2006), que trata do composto de comunicação organizacional integrada; Torquato (2010), que traz a dimensão política dentro da comunicação organizacional; Baldissera (2009, 2018), que aborda as relações de poder na perspectiva da comunicação organizacional; Casali (2009) e Bueno (2003) que discutem sobre as dimensões da comunicação no contexto organizacional público. A pesquisa é de natureza aplicada, inserida na abordagem qualitativa, de caráter descritivo. A coleta de dados foi feita por meio de questionários virtuais com profissionais que atuam em setores responsáveis pela gestão da comunicação nos centros, pró-reitorias e órgãos suplementares da UFPB, além da análise documental produzida pela instituição, (PDI 2019 - 2023), tomando como referência as dimensões do composto de comunicação organizacional integrada adaptado para esse estudo. A análise dos dados permitiu propor diretrizes e ações para a gestão da comunicação organizacional da UFPB, envolvendo detalhamento dos princípios da comunicação da instituição e reestruturação organizacional da Superintendência de Comunicação Social. Para tanto propõe-se fazer mapeamento dos profissionais que atuam na área da comunicação ou afins da instituição por cargo e função, criação de grupos de trabalho para discussão das proposições da política de comunicação; criação de um programa de capacitação para servidores que atuarão com comunicação nos campi e unidades da UFPB, dentre outras ações.
Presidente - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ