PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: LAUDICEIA TEIXEIRA LINS

DISCENTE: LAUDICEIA TEIXEIRA LINS
DATA: 13/07/2022
LOCAL: Laboratório do PPGOA
TÍTULO: PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE NO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino superior; permanência; enfermagem; gestão das políticas públicas; Universidade Federal da Paraíba.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: Esta pesquisa trata da temática da permanência na educação superior a partir da análise de um dos cursos do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba (CCS/UFPB): a graduação em Enfermagem. Para tanto, analisou os fatores que influenciam a permanência dos alunos do curso de Enfermagem, por meio de um percurso metodológico que alcançou quatro objetivos específicos: identificar o perfil socioeconômico dos alunos de Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba; mapear o percurso do acesso dos estudantes do curso de Enfermagem da UFPB; caracterizar as razões que levam os alunos a permanecerem no curso de Enfermagem da UFPB; apresentar propostas de possíveis melhorias para o curso de Enfermagem, conforme a percepção dos alunos. A presente investigação se caracterizou como uma pesquisa quanti-qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, que contou com a participação de 57 estudantes do curso da Enfermagem. A participação dos sujeitos da pesquisa deu-se mediante resposta à Escala de Avaliação Discente, elaborada por Castelo Branco, Jezine e Nakamura (2017): um questionário composto por 32 proposições escalares, do tipo Likert, as quais os estudantes deveriam avaliar o grau de concordância de cada proposição, considerando 6 dimensões para a permanência acadêmica, são estas: Dimensão Externa ou convicção prévia; Dimensão Permanência; Dimensão Programas Acadêmicos; Dimensão Estrutura; Dimensão Assistência Estudantil; Dimensão Conclusão do Curso. Os questionários foram aplicados virtualmente, através da plataforma google forms. Dentre os principais resultados obtidos, identificou-se um perfil estudantil que carece de políticas públicas para a permanência, pois a renda familiar per capta da maior parte do alunado da nossa amostra (61,4%) fica entre menos de 1 salário mínimo (26,3%) e 1 a 2 salários mínimos (35,1%); são maioria feminina (82,5%); com idade entre 21 e 27 anos (59,6%); solteiras, sem filhos e sem trabalho remunerado (93,0 %). No que tange à permanência, concluiu-se que a decisão de permanecer e concluir o curso se dá quase que exclusivamente pelo fator de identificação com o curso e pela boa perspectiva no mercado de trabalho. Quanto à atuação da UFPB para a permanência acadêmica, verificou-se que tanto os programas acadêmicos quanto a assistência estudantil não favorecem a permanência, pois não são suficientes, ou seja, não alcança uma boa parte dos estudantes. Em contrapartida, quando os alunos são contemplados, atribuem relevância dos mesmos para a manutenção na instituição. Como proposição de melhoria, a partir da percepção dos discentes, apontamos: a criação de um espaço de descanso para os estudantes, no âmbito do CCS; criação de um bloco de disciplinas flexíveis que poderiam ser ofertadas no horário noturno; criação de uma Clínica-escola, para auxiliar na prática dos alunos; oferecer apoio psicossocial através da ajuda de profissionais como: psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais; dentre outros.
Presidente - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO