PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTIANO LIMA DE BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTIANO LIMA DE BRITO
DATA: 17/08/2022
LOCAL: ppgaes
TÍTULO: INCLUSÃO DO SURDO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: práticas pedagógicas na perspectiva do Tradutor Intérprete de Libras
PALAVRAS-CHAVES: Educação superior; Inclusão do surdo; Intérprete de Libras; Práticas pedagógicas
RESUMO: O paradigma da educação inclusiva adotado no Brasil a partir dos anos 1990 exige mudanças, inclusive pedagógicas das instituições de ensino para o atendimento dos sujeitos com deficiência. A diversidade nos espaços educacionais tem colocado em evidência as necessidades de práticas pedagógicas para a atendimento das particularidades dessa parcela da população. Inseridos nos espaços acadêmicos os surdos, sujeitos linguisticamente diferentes, além do TILSP-Tradutor Intérprete de Libras/Português, ações pedagógicas que precisam ser incorporadas cotidianamente em sala de aula pelos docentes para a promoção da inclusão do discente com surdez. Nessa direção, o objetivo do presente estudo é identificar as práticas pedagógicas na perspectiva dos tradutores intérpretes de Libras/Português que contribuem para inclusão do graduando surdo. A atuação do intérprete educacional perpassa a interpretação de uma língua fonte (língua de sinais) para uma língua alvo (língua oral). Desta forma, é necessário que intérprete de Libras atue em conjunto com docente auxiliando-o com informações sobre os diversos métodos que podem ser usados em sala para na promoção da inclusão do graduando surdo. O aprofundamento da temática dar-se-á a partir da interlocução de autores como, Quadros (1997), Lacerda (1998), Valentini e Bisol (2012), entre outros. Em termos metodológicos, optou-se pela pesquisa qualitativa de natureza exploratória, uma vez que direciona o pesquisador a buscar informações que auxiliarão no processo de inclusão do sujeito surdo. Para isso, será necessário a utilização de questionários semiestruturados os quais serão aplicados aos TILSP que atuam no nível superior no IFPB- Instituto Federal da Paraíba/PB, entrevistas com os graduandos surdos e à observação não participante em sala. Desta forma, através das informações coletadas se pretende como resultado desta pesquisa apresentar um caderno com orientações pedagógicas que podem ser incorporadas pelos docentes para a promoção da inclusão na trajetória acadêmica da pessoa surda.
Presidente - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO
Interno - 1063396 - LISIE MARLENE DA SILVEIRA MELO MARTINS