PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: DJANICE SILVA DE SANTANA

DISCENTE: DJANICE SILVA DE SANTANA
DATA: 12/08/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: GESTÃO DA EDUCAÇÃO E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS: UM ESTUDO NA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Gestão da educação pública. Mapeamento de processos. Fluxogramas.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: Este trabalho teve como objetivo geral analisar a execução dos processos organizacionais na Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba – ETS/UFPB. O referencial teórico contemplou conceitos a respeito da gestão da educação superior em universidades públicas, da gestão por processos, do mapeamento de processos e dos fluxogramas, explorando, entre outros, os estudos de Bobbio (1994), Chauí (2001), Silva et al. (2014), Fraga, Faria e Gava (2015), Araújo (2017), Souto (2017), Cury (2017), Oliveira (2019) e Cruz (2021). Quanto à metodologia, a pesquisa foi caracterizada como bibliográfica e documental, do tipo qualitativa, de caráter exploratório, descritivo e aplicado, para identificar os processos da unidade estudada e analisá-los visando a proposição de melhorias. As técnicas para a coleta de dados foram a observação direta participante e a análise documental. A pesquisa documental foi direcionada ao estudo do Plano de Desenvolvimento Institucional vigente na UFPB e da documentação relacionada à rotina de trabalho da ETS/UFPB, de acordo com a amostra estabelecida para a pesquisa, tendo como fontes: e-mails, sistemas pelos quais os processos tramitam, relatórios, requisições, termos de responsabilidade, formulários, planilhas, orientações, normas e regulamentos, que permitiram o mapeamento e a construção dos fluxos de trabalho dos processos organizacionais que foram estudados. Em relação à observação direta participante, como a pesquisa foi desenvolvida no setor de trabalho da pesquisadora, a observação com o respaldo da experiência profissional ajudou a obter mais detalhes sobre como a execução dos processos segue de acordo com quem a realiza. No tratamento dos dados coletados, foram usados os métodos da análise administrativa, mapeamento de processos e fluxogramas. Como resultado, foi possível identificar os processos de trabalho do setor analisado, mapear as informações necessárias sobre a execução e os fluxos de trabalho dos processos identificados, construir os fluxogramas dos mesmos, para, por fim, propor como produto da pesquisa realizada, um documento orientador das rotinas e procedimentos referentes à execução dos processos organizacionais da ETS/UFPB, com o intuito de contribuir para o aperfeiçoamento da gestão da educação pública no contexto da ETS/UFPB.
Presidente - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS