PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELAINE PEREIRA DE BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELAINE PEREIRA DE BRITO
DATA: 25/08/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE A INTERNACIONALIZAÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DA PARAÍBA (IFPB)
PALAVRAS-CHAVES: Financiamento da Educação Superior; Internacionalização; IFPB.
RESUMO: O processo de internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) vem se fortalecendo nas últimas décadas. Nesse contexto, o Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB), assim como outras IES, visa formar cidadãos para atuarem no mundo do trabalho de forma ampla, numa sociedade globalizada e dentro de um processo de mundialização. O presente estudo visa investigar as estratégias de internacionalização do IFPB e têm como objetivos específicos: identificar de que forma as ações de Internacionalização estão contidas nos documentos institucionais do IFPB; analisar a documentação e promover uma análise de conteúdo com a utilização de categorias; e ao final elaborar um relatório detalhado sobre as estratégias utilizadas no IFPB. O estudo ocorrerá no âmbito da Assessoria de Relações Internacionais do IFPB. No tocante a metodologia adotada a presente pesquisa fará análise documental e bibliográfica. O estudo quanto a sua natureza se caracteriza como aplicada, no tocante aos seus objetivos são exploratória, descritiva e explicativa e trata-se de uma abordagem qualitativa. Durante a pesquisa serão analisados documentos internos como: Relatórios de Gestão, Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e outros documentos do Instituto Federal da Paraíba, no período de 2018 a 2021, este método de procedimento é o histórico. Ao final, o estudo busca responder quais estratégias o Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB) têm utilizado no processo de internacionalização?
Presidente - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Interno - 662.124.649-87 - SERGIO ADELAR BRUN - UTFPR