PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: KLEBER CRUZ MARQUES NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KLEBER CRUZ MARQUES NETO
DATA: 17/08/2022
LOCAL: REMOTA - VIA GOOGLE MEET
TÍTULO: ANÁLISE DAS FRAGILIDADES DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO AO RISCO DE FRAUDE E CORRUPÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Fraude; Corrupção; Risco; Governança; Integridade
RESUMO: A presente pesquisa analisa as fragilidades dos Institutos Federais de Educação Superior ao risco de fraude e corrupção, e foi apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (MPPGAS) do Mestrado Profissional do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Nosso objetivo geral foi mensurar a fragilidade dos Institutos Federais ao risco de fraude e corrupção através do fator de risco o Poder de Compra do Setor Público, em vinte e sete (27) Institutos Federais de Educação compreendendo os exercícios financeiros de 2013 a 2017. Nossa base teórica foi em documentos oficiais, como Decretos, Leis, Acórdãos do Tribunal de Contas da União (TCU) e bases bibliográficas relativas à temática. Discorremos sobre o aspecto histórico do tema – combate à fraude e à corrupção no Brasil e no mundo e apresentamos os principais conceitos inerentes a esta discussão. A pesquisa quanto à sua finalidade se classifica como uma investigação aplicada e descritiva. Aplicada pela motivação e necessidade de se resolver um problema concreto, imediato (VERGARA, 2007), e descritiva pois seu objetivo primordial foi descrever como o Poder de Compra (PC) afeta a vulnerabilidade das organizações públicas ao risco de fraude e corrupção. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e ao mesmo tempo quantitativa com base documental. A análise dos dados indicou que onde há recursos públicos há risco a fraude e corrupção. Nesta perspectiva, foi possível apontar que ainda há muito o que se fazer com relação a maturidade para práticas de prevenção a fraude e corrupção nas organizações públicas pesquisas.
Presidente - 1456736 - RHOBERTA SANTANA DE ARAUJO
Interno - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES