PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: VANUSA VIRGÍNIA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANUSA VIRGÍNIA DA SILVA
DATA: 19/08/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E INTERNACIONALIZAÇÃO POR MEIO DO PROGRAMA DE PROFESSOR VISITANTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Instituições de Ensino Superior; Internacionalização; CAPES-PrInt; Professor Visitante.
RESUMO: O sistema de ensino no Brasil ainda está caminhando para inserção internacional, mas carece de políticas que incentivem o desenvolvimento de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) diante da diminuição de investimentos destinados a educação, sendo necessária a diversificação das fontes de financiamento e essencial o apoio das agências de fomento. Nesse sentido, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) tem uma atuação muito relevante para a avaliação dos Programas de Pós-Graduação (PPGs), para a capacitação de recursos humanos e especialmente para a internacionalização das IES, visto que lançou em 2017 o Programa Institucional de Internacionalização (CAPES-PrInt). Deste modo, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) elaborou um plano estratégico de internacionalização para participar do CAPES-PrInt, onde constavam algumas ações a serem realizadas como contrapartida do programa, dentre elas destaca-se que a partir de 2018 a universidade procedeu com a contratação de professores visitantes brasileiros e estrangeiros com elevado conhecimento para atuarem nos PPGs durante um determinado período. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição da contratação temporária de professores visitantes para a internacionalização da UFPB. Para alcançar esse objetivo, serão adotados os métodos de procedimentos observacional, comparativo e monográfico (estudo de caso). O tipo de pesquisa classifica-se quanto à natureza como aplicada, quanto aos objetivos como exploratória e descritiva, quanto aos procedimentos técnicos como bibliográfica e documental, e quanto à abordagem do problema como qualitativa e quantitativa. As técnicas de coleta de dados empregadas serão a documentação indireta e direta e a técnica de análise de conteúdo de Bardin. O contexto da pesquisa compreenderá os contratos de visitantes efetuados pela UFPB no período de 2018 a 2021.
Presidente - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Interno - 1668617 - PAULO CESAR GEGLIO