PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE KAIO MARIANO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE KAIO MARIANO DA SILVA
DATA: 29/08/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: PLANOS ESTRATÉGICOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE A VIABILIAZAÇÃO DE PLANOS TÁTICOS COMO FERRAMENTA DE OTIMIZAÇÃO DESSE PROCESSO EM TRÊS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO NORDESTE
PALAVRAS-CHAVES: Internacionalização; Gestão acadêmica; Planejamento Estratégico; Planejamento Tático.
RESUMO: Considerado como eminente vetor, o processo de internacionalização de instituições de ensino superior (IES) é responsável por gerar intercâmbio de conhecimentos e experiências entre as universidades do mundo todo. Caracteriza-se pelo seu potencial contemporâneo de transformar o contexto acadêmico brasileiro, do qual o seu entrelace com o planejamento estratégico vem para legitimar a urgência de sua operacionalização de forma efetiva diante do advento de novos modelos gerenciais no âmbito educacional. Evidenciando o caráter tardio da implementação de programas de internacionalização e alinhamento às ferramentas do planejamento estratégico no sistema de ensino superior do Brasil, observa-se que as causas convergem para fatores sociopolíticos e econômicos que assolam o sistema de educação brasileira, principalmente quanto a questões de gestão pública em nível macro e nível intrainstitucional. À vista disso, percebe-se que para uma possível elaboração de planos táticos de internacionalização é preciso repensar o próprio planejamento estratégico realizado nas IES, já que esses apresentam deficiências e assimetrias que os fazem se estagnarem no nível estratégico. Assim sendo, o presente estudo objetiva avaliar planos institucionais de internacionalização de três Universidades Públicas Federais do Nordeste e transpassar sua operacionalização para o plano tático, propondo um plano sintetizado de ações com propostas que viabilizem este propósito. Para tanto, o referencial teórico deste trabalho abarca os temas: processo de internacionalização das IES, trajeto histórico da internacionalização no ensino público brasileiro, programas e órgãos de internacionalização, gestão acadêmica, planejamento estratégico e tático. Esta pesquisa é do tipo aplicada, com abordagem qualitativa e caráter descritivo exploratório, utilizando métodos de coleta de dados do tipo documental e bibliográfico com técnica de tratamento de dados pela análise de conteúdo. Diante disso, após examinar os planos estratégicos de internacionalização em três universidades do Nordeste, realizando seu diagnóstico e identificando os respectivos entraves bem como os fatores positivos, espera-se ser demonstrado que é possível elaborar planos táticos de internacionalização, se atendo a finalidade de viabilizar uma amplitude de operacionalização com resultados mais efetivos e práticos, impulsionando uma execução de ações gerenciais que consolide esse processo na cultura corporativa tanto dessas universidades em exame como outras que utilizam os conhecimentos gerados como base para reajuste em seus próprios planos de internacionalização.
Externo à Instituição - ANTONIO CARLOS VAZ LOPES
Interno - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS