PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA DE BRITO CARDOSO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA DE BRITO CARDOSO
DATA: 31/08/2022
LOCAL: João Pessoa - PB
TÍTULO: Um estudo na biblioteca central da Universidade Federal da Paraíba acerca da acessibilidade para deficientes cegos ou com visão subnormal
PALAVRAS-CHAVES: Biblioteca Universitária. Acessibilidade. Deficiência visual
RESUMO: No Brasil, a educação é um direito de todos garantido na Constituição federal de 1988, sendo um instrumento que serve para melhorar a qualidade de vida das pessoas. É por meio dela que se criam novas mentalidades e conceitos sobre as diferenças que existem entre as pessoas, sendo assim, investir em educação está relacionado diretamente à melhoria do bem estar da sociedade e, privar alguém desse direito, é o mesmo que retirar sua condição de cidadão ativo e capaz de enfrentar os desafios que são impostos pela vida em sociedade. Atualmente a rede mundial de computadores é uma importante ferramenta utilizada pelos estudantes na busca por informações e as bibliotecas virtuais vieram para contribuir na disseminação da informação, visto que, através dela, o usuário tem contato com um vasto número de obras publicadas, que pode ser acessada de qualquer parte do mundo sem precisar se deslocar. Nesse sentido, essa pesquisa terá como objetivo analisar se os serviços ofertados pela biblioteca central da UFPB proporcionam o acesso aos usuários cegos ou com visão subnormal, a fim de verificar se ela atende às recomendações de acessibilidade previstas em leis. Tratar-se-á de uma pesquisa aplicada, cuja abordagem do problema será de natureza qualitativa e, quanto aos objetivos, terá caráter exploratório e descritivo. Quanto aos procedimentos técnicos, adotará as pesquisas bibliográfica e documental, bem como, se utilizará da aplicação de um questionário semiestruturado que será aplicado aos alunos cegos ou que possuem visão subnormal. Para a análise de dados, seguirá o método da análise de conteúdo. Na apresentação dos resultados, em um primeiro momento, serão analisados os serviços ofertados pela biblioteca central da UFPB dentro do contexto da acessibilidade. No segundo momento, serão apresentados e analisados os dados coletados através dos questionários respondidos pelos alunos cegos ou que possuem visão subnormal, relacionados a itens de acessibilidade nos serviços virtuais ofertados pela biblioteca central da UFPB. Pretende-se, a partir das informações apresentadas na pesquisa, contribuir para a melhoria dos serviços prestados pela biblioteca central, sobretudo, em relação ao atendimento de pessoas cegas ou que possuem visão subnormal, de modo que possam promover sua inclusão de fato.
Presidente - 1674149 - MARIANO CASTRO NETO
Interno - 1023321 - ANA PAULA FURTADO SOARES PONTES