PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEX SANDRO DA ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEX SANDRO DA ROCHA
DATA: 30/08/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO ACERCA DAS COMPRAS NO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA – IFPB
PALAVRAS-CHAVES: Financiamento da Educação Superior. Compras Públicas. IFPB.
RESUMO: O Financiamento da Educação Superior no Brasil e um fator de suma importância para as políticas públicas educacionais. Assim, tendo a premissa que as Compras Públicas constituem um dos pilares cruciais para a sustentação das políticas públicas na Administração Pública brasileira. A pesquisa tem por objetivo entender como estão sendo operacionalizadas as compras no Instituto Federal da Paraíba (IFPB) no âmbito institucional. O sujeito de pesquisa será a Reitoria do Instituto Federal da Paraíba do IFPB. Assim, o recorte temporal compreenderá o período de 2019 a 2021. Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva-explicativa, abordagem qualitativa e de natureza aplicada. Como procedimento técnico será feita análise bibliográfica e documental. Farar-se-á à coleta e análise de dados mediante a técnica de análise de conteúdo de Bardin, explorando-se para isso os documentos institucionais como: Relatórios de Gestão, Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) dentro outros documentos do Instituto Federal da Paraíba. Visando o alcance do objetivo, será utilizado o método observacional, comparativo e monográfico. Ademais, tratará de apreciar a legislação em vigor pertinente às compras. Assim, os dados poderão ser extraídos de repositórios nacionais como Scielo Brasil, Portal de Periódicos – CAPES, sites especializados na temática, entre outros. Assim, buscará trazer questões inerentes a Gestão da Educação Superior e Politicas Públicas; Financiamento da Educação Superior e a sua importância para as politicas educacionais no Brasil; Discorrer sobre o processo de contratações na Administração Pública brasileira; Apresentação de aspectos da legislação vigente no Brasil sobre compras e licitações; E ainda, tentar traçar o sistema de compras e licitações na Reitoria do Instituto Federal da Paraíba-IFPB, considerado como instrumento crucial colaborativo para a Gestão Institucional do Instituto Federal da Paraíba. Por fim, o pesquisador apresentará, como produto final, um relatório diagnóstico acerca do processo de compras com base nos documentos do IFPB.
Presidente - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Interno - 662.124.649-87 - SERGIO ADELAR BRUN - UTFPR