PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Banca de DEFESA: ANDREA ARAUJO DOS SANTOS

DISCENTE: ANDREA ARAUJO DOS SANTOS
DATA: 31/08/2022
LOCAL: ppgaes
TÍTULO: EGRESSOS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA DA UFPB: relação entre formação e atuação profissional.
PALAVRAS-CHAVES: Egressos; Avaliação da Pós-Graduação; Formação em Música;
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO: Esta pesquisa tem como objeto de estudo os egressos do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Música, área de concentração: Educação Musical da Universidade Federal (PPGM). O recorte temporal escolhido para a análise são os anos de 2016 a 2020. A pesquisa busca investigar qual a relação entre a formação de alto nível (mestrado e Doutorado) dos egressos do curso de música da UFPB e o exercício profissional, se estes estão atuando na área de formação? Nesses termos, o objetivo geral é analisar a atuando dos egressos na área da música e identificar suas percepções a respeito dos reflexos de sua formação em sua vida profissional. Para atender ao objetivo geral, são desdobrados os seguintes objetivos específicos: mapear e caracterizar a atuação dos egressos durante e após o curso; analisar qual o impacto da formação dos egressos em termos de autopercepção de competência, de credibilidade e de salários. A pesquisa é de caráter qualitativo e será realizada a partir das seguintes fases: levantamento bibliográfico, documental e de campo; envio de questionários aos egressos, entrevistas estruturadas com egressos que se dispuserem a prosseguir na pesquisa e, análise dos dados coletados a partir da Plataforma Sucupira. A discussão sobre egressos de pós-graduação, situa-se no âmbito da avaliação, organizada pela capes, a qual toma-se como referência os autores como Dias Sobrinho (2003), Balbachevsky (2005), Silva e Brandão (2003), Hostings (2014), Guedes (2020), que discutem conceitos de avaliação, história da Pós-Graduação no Brasil e seu processo avaliativo, bem como egressos de Pós-Graduação. A pesquisa se justifica devido ao fato de a CAPES adotar a avaliação dos egressos como indicativo que demonstra o impacto dos cursos de Pós- Graduação na sociedade. Assim, estudos que compreendam o papel dos egressos são cada vez mais necessários. A pesquisa demonstrou que a formação de alto nível em música oportuniza aos egressos a maior inserção profissional nacional e internacional.
Presidente - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO
Interno - 1668617 - PAULO CESAR GEGLIO